Maria Eduarda Maia
Apaixonado por novos desafios e sempre em busca de explorar lugares incríveis, o apresentador Marcello Medeiros, da Diário TV e do jornal O Diário de Teresópolis, conhecido pela coluna Mochileiro, embarcou em mais uma aventura pela América do Sul. Após visitar a região de Cusco e Machu Picchu, no Peru, ele agora se dedica a conhecer as belezas da Cordilheira Branca, no distrito de Ancash, protegida pelo Parque Nacional do Huascarán.
“Essa será uma viagem de ciclo-montanhismo, pedalando, acampando e fazendo algumas trilhas, bem diferente das minhas cicloviagens anteriores”, contou Marcello em seu primeiro relato nas redes sociais. Durante a jornada, lagunas, nevados e glaciares são alguns dos pontos de parada do aventureiro, que aproveita cada momento para conhecer a cultura local e “mostrar que o mundo é um lugar que merece ser explorado”, conforme compartilha em seu perfil no Instagram @mochileiro_marcello, onde é possível acompanhar todas as aventuras.

Encarando a altitude
Um dos principais desafios da viagem é lidar com a altitude, mesmo não sendo sua primeira experiência nesse tipo de terreno. O processo de aclimatação começou com uma caminhada até a Laguna Churup, a 4.450 metros. “Valeu todo o esforço. Que visual impactante para as cores diferentes da água de degelo, com o Nevado Churup ao fundo, mil metros mais alto. Havia pesquisado bastante, mas nada supera ver com os próprios olhos, sentir a dificuldade da altitude e o frio da cordilheira”, relatou Marcello.


Dias de pedal
A bicicleta, fiel companheira de suas viagens, também não ficou de fora. Entre dias de aclimatação e deslocamento, Marcello enfrentou estradas desafiadoras. “Saí de Huaraz em direção a Catac, por uma estrada nacional muito ruim e com grande fluxo de veículos. Mas as centenas de buzinadas e buracos não foram o pior. Quanto mais alto, mais difícil. Percorri 38 km entre as cidades, montanha acima, e parecia que havia feito mais de 100!”, contou.

Laguna Paron e a ‘montanha da Paramount Pictures’
Um dos destaques da viagem foi a visita à Laguna Paron, localizada a cerca de 80 quilômetros de Huaraz. O local impressiona pelo tom de azul da água, o visual do Arteson – apelidado de “montanha da Paramount Pictures” – as cachoeiras formadas pelo degelo e os gigantes paredões. “A Laguna Paron é um daqueles lugares que precisa ser visto com os próprios olhos. Nenhuma foto ou vídeo consegue expressar o que é contemplar essa maravilha da Cordilheira Branca”, declarou Marcello.

Em vídeo enviado à redação, ele detalhou ainda mais a experiência: “A laguna tem três quilômetros de extensão e 70 metros de profundidade, sendo cobiçada por pessoas do mundo inteiro. Este é apenas um dos atrativos da região, que oferece belezas para todos os tipos de visitantes, seja um aventureiro ou um turista que chega de van.”
Saiba mais
Esses foram só alguns do registros de Marcello Medeiros durante sua espetacular “aventura” em terras andinas. Para saber sobre viagem e admirar as espetaculares fotografias, acesse @mochileiro_marcello no Instagram. Em breve, todas as riquezas do Peru também estarão na programação da Diário TV, no programa Mochileiro. Caso queira ver as outras “aventuras” de Marcello, como do Caminho de Santiago de Compostela, do Caminho da Fé e da Transpirenaica, a Travessia dos Pirineus, estão disponíveis no YouTube da Diário TV.

