Na manhã do último sábado, 01, o teresopolitano se assustou com mais um grave ataque ao nosso principal curso d´água, o Paquequer. Trecho do rio ficou tomado por uma espécie de “espuma”, em quantidade enorme e que fez com fosse as manchas brancas fossem vistas por bastante tempo e longa distância. Responsável pelas ações de fiscalização de questões ambientais no município, mesmo que as intervenções maiores em áreas de rios sejam de responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a secretaria municipal Ambiental de Meio Ambiente foi acionada e enviou equipe para averiguação. Porém, até esta segunda-feira, 03, não havia confirmação sobre tal situação e sua autoria. Em nota, encaminhada pela Assessoria de Comunicação da PMT para o Diário, foi informado que se tratava de derramamento de algum produto como detergente ou sabão. “Provavelmente alguém lavando o piso de alguma loja localizada entre a Rua Waldir Barbosa Moreira e o início da Rua Tenente Luís Meirelles, no centro da cidade. Mas, a Secretaria ainda não conseguiu identificar quem fez. O cidadão que tiver informações sobre o ocorrido pode fazer denúncia anônima via eOuve”, se posicionou a SMMA.
A secretaria informou ainda que se conseguir identificar o autor será emitida multa por poluição de curso hídrico. O valor varia de R$ 5 mil até $ 1.000.000,00, dependendo do tamanho da poluição. “Se afetar o abastecimento de água é o valor máximo. No caso, não houve necessidade de nenhuma intervenção para resolver o problema”, destaca ainda o documento.

Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.