Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Meirelles diz que sanear contas do Rio de Janeiro é prioridade do governo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (8), em Hamburgo, na Alemanha, que retorna ao Brasil da reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) disposto a priorizar a conclusão do acordo de recuperação fiscal do Rio de Janeiro. À jornalistas, Meirelles disse que a expectativa é concluir as negociações na próxima semana.

Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (8), em Hamburgo, na Alemanha, que retorna ao Brasil da reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) disposto a priorizar a conclusão do acordo de recuperação fiscal do Rio de Janeiro. À jornalistas, Meirelles disse que a expectativa é concluir as negociações na próxima semana.

“É um assunto urgente que temos que resolver. Para isso, o [governo do] Rio de Janeiro ainda tem que fazer algumas adaptações no plano. Estamos trabalhando intensamente e esperamos que esta semana possamos concluir este processo, que é vital para que o estado possa voltar a viver uma situação de normalidade e saia desta insegurança fiscal que existe no momento”, declarou o ministro, que permaneceu em Hamburgo para o encerramento da cúpula, após o presidente Michel Temer retornar ao Brasil.

OCDE

Também na próxima semana, autoridades brasileiras voltam a se reunir com representantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE) para tratar do ingresso do Brasil na organização, que reúne 35 países e atua para promover políticas públicas que visem a melhoria do bem-estar econômico e social da população. Além disso, fazer parte do grupo permite que especialistas governamentais possam se reunir com os representantes de outros países-membros para comparar as políticas públicas em cada área com as melhores práticas disponíveis internacionalmente.

Durante a reunião do G20, Meirelles se reuniu com o secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, para tratar do assunto. Segundo o ministro, Gurria está “muito entusiasmado com a ideia do Brasil entrar na OCDE”.

“Vamos discutir isso na próxima semana – já é o início do processo”, garantiu o ministro, que minimizou a possibilidade de os Estados Unidos se oporem ao ingresso do Brasil na organização. “Os Estados Unidos, a princípio, sempre mantêm um certo cuidado no que diz respeito à entrada de novos membros na OCDE, particularmente de países pequenos, europeus. O Brasil, no entanto, é uma economia de grande porte e tem todas as condições para entrar na OCDE e já estamos efetuando as mudanças fundamentais para isso.”

Reformas

Meirelles voltou a defender a necessidade de mudanças nas leis trabalhistas e previdenciárias, mas, desta vez, admitiu que “há muita gente contra as reformas” propostas pelo governo. “Elas são do interesse do país, existe uma ampla gama de apoio, são uma questão fundamental, mas é evidente que existe muita gente que se opõe a elas”, disse o ministro, enfatizando a importância das reformas macroeconômicas para que o país “alcance o equilíbrio fiscal, retorne ao crescimento e, depois, crescer mais”.

O ministro também comentou em Hamburgo a polêmica que resultou no pedido de demissão de dois diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por discordarem da posição do novo presidente da instituição, Paulo Rabello de Castro, sobre a nova taxa de juros do banco. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Rabello criticou a Taxa de Longo Prazo (TLP), que substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

“Preciso conversar com o presidente do BNDES para entender qual é realmente a preocupação dele e se ele tem alguma sugestão”, disse Meirelles, defendendo a nova taxa. “Não há dúvida de que achamos que a mudança, a criação da TLP, é positiva. Tanto que propusemos isso, defendemos isso e continuamos defendendo.”

Edição: Luana Lourenço

Tags

Compartilhe:

Edição 25/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Faetec Teresópolis com inscrições abertas para cursos gratuitos até 14/07

Promoção de ingressos no Parc Magique e Fazendinha neste domingo (30)

Tiros e exibição de armas em plena luz do dia no Bairro de São Pedro

Feira Agroecológica de Teresópolis em novo endereço

Rodoviária do Rio terá vigilância por reconhecimento facial

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE