Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Mirante do Vale do Paraíso está sendo revitalizado

Abandono do ponto turístico foi denunciado, por diversas vezes, pelo jornal O Diário

A Prefeitura está finalizando a revitalização do Mirante Roberto Silveira, no Vale do Paraíso. Entre as benfeitorias, iluminação de LED, pintura dos bancos, mesas, jardineiras, grades de proteção, plantio de agave e um belo trabalho de grafite do artista Ederlivio Malta, feito por meio de decreto de doação. Durante a vistoria feita por equipe da PMT nesta terça-feira, alguns moradores também estiveram no local e falaram da importância de preservação do mirante. “Eu moro pertinho e venho aqui diariamente. O mirante está ficando muito bonito. Todos nós, moradores e visitantes precisamos manter tudo limpo”, comentou Diamantino Carvalho.
Local de onde se tem uma excelente vista para a Serra dos Órgãos, sendo possível avistar até a Agulha do Diabo, o Mirante do Vale do Paraíso foi destaque em dezenas de reportagens do jornal O Diário. Na última delas, quando mais uma vez mostramos a crítica situação de um ponto turístico tão promissor, a prefeitura prometeu realizar uma grande intervenção. Isso foi em 11 de outubro de 2018.
O mirante fica no final da Avenida Delfim Moreira, encontro com a Estrada Wenscelau José de Medeiros, sendo inaugurado no dia 06 de julho de 1963, no governo Flávio Bortoluzzi. Apesar de ter sido considerado um presente para o município, nos últimos anos não recebeu a devida atenção do poder público. A cada seis meses, ou em intervalo ainda maior de acordo com o prefeito, recebe pintura e capina. Mas bastam apenas alguns dias para que os pichadores voltem a rabiscar suas indecifráveis e criminosas marcas, o que mostra que é preciso muito mais do que passar tinta branca nas paredes para evitar a depredação do patrimônio público.
“Permitir a criação de grafites com temas relacionados ao turismo local poderia ser uma solução. A instalação de um ponto base da Polícia Militar ou sistema de câmaras também auxiliariam no combate ao porco e ilícito ato, muitas vezes praticado até por jovens de classe média alta. Maior movimentação ou controle também auxiliariam a diminuir a utilização do terreno localizado abaixo como banheiro ou depósito de lixo”, indicou a reportagem do Diário quase dois anos atrás.

Pichação é crime
Nunca é demais lembrar que pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98, a Lei dos Crimes Ambientais, que estipula pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem pichar, grafitar ou qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

 

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 27/12/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bairro do Alto poderá ter novos prédios com até 20 andares

Estudo inédito mapeia mamíferos encontrados no Parque Montanhas de Teresópolis

Concurso da Prefeitura: ajustes finais para a liberação do edital

Polícia Ambiental encontra mais 89 pássaros em cativeiro em Teresópolis

Paróquia São Pedro empossa novo administrador e vigário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE