Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis tem opções de
“aventura” para todo tipo de público e idade. Mas, principalmente para quem não tem experiência nesse esporte, a dica é contratar um profissional para visitar locais como a Serra dos Órgãos, os Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Para falar sobre a importância desse agente e destacar alguns roteiros na região, o Mochileiro Podcast, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, conversou com uma das poucas mulheres que trabalha na área no município, a Guia Renata Jiamelaro.
Nascida em São Paulo, ela mudou drasticamente o ramo de atuação e descobriu um mundo vasto e rico através do turismo. De designer-gráfica, ela se formou em Guia de Turismo mais de duas décadas atrás, trabalhou por um longo período na América do Sul e chegou a morar na África, também trabalhando no setor. Em 2019, depois de várias caminhadas e escaladas na Serra dos Órgãos, se rendeu aos encantos de Teresópolis e ficou de vez no município.
Desde então, tem conduzido muitas pessoas por nossas vias e trilhas de escalada, sendo conhecida pelo atendimento personalizado e diferenciado. “Trabalho com muitas famílias, casais, pessoas que querem fazer sem trilhas sem grandes grupos, portando buscando uma experiência mais rica”, relatou a profissional, que tem roteiros na Serra dos Órgãos e Parque dos Três Picos, principalmente. “Antes de fechar o roteiro, pergunto sobre a experiência da pessoa, se ela está preparada para o que está procurando. Para fazer a Travessia Petrópolis x Teresópolis, por exemplo, se a pessoa não tiver um bom condicionamento físico, não tiver feito outras trilhas, recomendo fazer outros roteiros primeiro”, explicou.
Saiba mais
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.