Luiz Bandeira
Na manhã deste domingo, 11, um homem precisou ser resgatado por uma aeronave do Corpo de Bombeiros, após queda, quando tentava escalar a montanha Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos. A operação de resgate começou durante a madrugada, por volta das 4h, assim que ocorreu o acidente, e as equipes subiram por terra para localizar Gabriel Caetano Júnior, de 26 anos. O jovem chegou a fazer um trecho de escalada, onde há um cabo de aço e a queda ocorreu logo em seguida, no momento em que subia por uma trilha escorregadia. Como não foi possível fazer o socorro do montanhista pelo chão, a equipe de resgate dos bombeiros solicitou o apoio de uma aeronave para realizar o salvamento de Gabriel, por volta das 9h. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi levada para o Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Otaviano. De acordo com informações nos passadas por familiares, Gabriel despencou de uma altura de cerca de 30 metros, o que lhe causou fratura da mandíbula e perda de alguns dentes, eles informaram ainda que na próxima quinta-feira o montanhista vai ser submetido a uma cirurgia. Gabriel estava em companhia de cinco pessoas, no entanto, nem ele, nem nenhuma das pessoas que o acompanhavam, eram habilitados para guiar ao Dedo de Deus.
Nessa segunda-feira, 12, conversamos com um experiente profissional, que há mais dez anos realiza incursões aos mais desafiadores picos da Serra dos Órgãos, Armando Miguel, que alertou dos riscos a quem insiste em escalar sem guia e sem equipamento adequado. “Nós acabamos de passar por uma situação que mostra, ainda mais, a necessidade de um condutor especializado para essas áreas onde o nível técnico exige um equipamento de segurança”. Armando disse ainda que já assistiu acidentes como este e que infelizmente não será o último nesta montanha. “A teimosia da galera de se achar guia, por fazer uma via ou uma trilha, pensando que já está apto para as montanhas da Região Serrana é o que leva a essas fatalidades. Graças a Deus o rapaz não morreu, mas foi por muito pouco, foi um susto, todo mundo deve ter ficado desnorteado na hora”.
O guia pontuou alguns cumes mais difíceis de escalar na Serra dos Órgãos. “Vias em montanhas como: Cabeça de Peixe, Dedo de Deus, Dedinho de Nossa Senhora, Escalavrado, que completam ali aquela cadeia de montanhas que se avista do Soberbo, chamadas aqui pelos alpinistas locais de “Big Four”, em todas elas, é muito importante a presença de um guia. O Dedo de Deus tem mais de 22 vias de acesso ao cume que dependem de um instrutor, dependem de alguém, principalmente aqui daqui da Região Serrana, que seja apto a fazer essas guiadas. Esse rapaz veio para cá junto com um grupo achando que poderia fazer e a montanha mostrou mais uma vez que não é lugar para brincadeira e sim um lugar onde a pessoa precisa de uma habilidade, de técnica e condicionamento físico, e de equipamentos apropriados para poder subir”, pontuou o guia Armando Miguel.