Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Montanhista teresopolitano participa de excursões na Patagônia

Entrevistado no Mochileiro Podcast, Maicon Rocha fala roteiros na cobiçada região

Quem vive a essência do montanhismo e escalada, ou está sempre procurando novas ‘aventuras’ em cantos icônicos do mundo, com certeza já olhou para um ponto específico do mapa da América do Sul: a Patagônia. Localizada entre Argentina e Chile, essa região é recheada de imponentes montanhas, lagoas com água de degelo e centenas de roteiros de trilha e escalada – e ainda ‘cantinhos’ apenas para quem quiser parar e contemplar uma beleza natural diferente mesmo sem acessar as rotas de montanha. Para falar sobre tamanha riqueza, o Mochileiro Podcast, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, conversou com o guia teresopolitano Maicon Rocha, do Ser Aventureiro, que nos últimos anos participou de algumas excursões para essa região.
Com longa experiência na Serra dos Órgãos e Três Picos, Maicon colocou em prática a ideia de juntar a profissão com a paixão e partiu para uma excursão na Patagônia. O conhecimento profissional permitiu seguir com seu grupo com segurança, conhecer alguns roteiros e já planejar o retorno ao extremo da América do Sul. No lado Argentino, esteve em El Chaltén, Laguna Torre, Laguna Los Três e fez a inóspita Volta do Hemul, entre outros roteiros. No Chileno, os clássicos Torres del Paine e Circuitos O e W não poderiam faltar. “São muitas opções, tanto para quem já experiente em trekking, que gosta de longas travessias, quanto para quem não está acostumado. Por isso, além da beleza, logicamente, a Patagônia é procurada por tanta gente”, pontuou Rocha.
Além de comentar um pouco sobre os principais caminhos percorridos nos parques patagônicos, Maicon falou sobre logística de viagem, deslocamento e preparação física. Afinal, para quem quiser encarar os mais de 80 quilômetros da Volta do Hemul, por exemplo, precisa ter disposição para encarar quatro dias seguidos de caminhada em terreno e condições nada amistosos. Quem pesquisou sobre Patagônia, com certeza já ouviu falar sobre a temida ventania da região.

Com longa experiência na Serra dos Órgãos e Três Picos, Maicon colocou em prática a ideia de juntar a profissão com a paixão e partiu para uma excursão para a Patagônia. Foto: Ser Aventureiro

Origem do nome
O nome Patagônia vem da palavra patagão, usada usado pelo explorador Fernão de Magalhães em 1520 para descrever o povo nativo que sua expedição acreditou serem gigantes ao se deparar com pegadas enormes, bem maiores do que a população média conhecida por ele. Acredita-se que os patagones seriam os tehuelches, que tinham uma altura média de 180 centímetros, em comparação com os 168 cm de média dos europeus daquela época.

Onde assistir
A primeira exibição ocorre na segunda-feira (19), às 20h, na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Na tevê, posteriormente ocorrem exibições em horários e dias aleatórios. O Mochileiro Podcast apresenta temas relacionados ao montanhismo e escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental – ou seja, áreas que têm muito a ver com a nossa bela Teresópolis.

Edição 01/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura confirma desfile em comemoração ao aniversário de Teresópolis

Polícia prende dois suspeitos de homicídio brutal no Segundo Distrito de Teresópolis

Câmara aprova empréstimo da Prefeitura de Teresópolis para quitação de precatórios e alívio fiscal

Homens flagrados usando cocaína no banheiro da rodoviária

Não deu gasolina e apanhou com barra de ferro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE