Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Moradores de Teresópolis caem em golpes aplicados pela internet

Casos registrados envolvem aluguel falso e transferência via Pix para criminosos

O fim de semana em Teresópolis foi marcado por novos registros de estelionato, reforçando o alerta para golpes que vêm sendo aplicados cada vez com mais frequência por meio da internet e de aplicativos de mensagens. No primeiro caso, uma vítima se interessou por um anúncio de casa para alugar em uma rede social. Após trocar mensagens com o suposto proprietário, foi convencida a realizar um Pix no valor de R$ 770,00 como sinal, sob a justificativa de garantir a reserva do imóvel. Quando foi até o endereço informado, descobriu que o local não existia. Desconfiando de que havia caído em um golpe, procurou a polícia e registrou a ocorrência.
Já no segundo caso, o golpe foi mais elaborado. Uma moradora recebeu mensagem de um número desconhecido de alguém que se passou por seu advogado. O criminoso informou que ela teria vencido uma ação judicial contra um plano de saúde e até enviou o número do processo e um documento em PDF para dar mais credibilidade à história. Durante a conversa, o golpista orientou a vítima a realizar testes em seu aplicativo bancário e forneceu uma chave Pix para transferência. Seguindo as instruções, a mulher transferiu R$ 4.999,00 e, logo após a transação, percebeu que havia sido enganada. Ao entrar em contato com o verdadeiro advogado, confirmou que não havia nenhum processo em andamento e que se tratava de fraude.

Desconfie
Ambas as vítimas registraram ocorrência na delegacia, e os casos seguem em investigação. As autoridades reforçam a orientação de que os moradores fiquem atentos a situações semelhantes, evitando transferências antecipadas sem checar a veracidade dos dados, e recomendam sempre desconfiar de contatos que pedem valores por Pix, principalmente quando feitos de forma repentina.

Como funciona o golpe
Os golpistas geralmente usam o setor de classificados das redes sociais ou mesmo páginas especializadas no serviço, republicando anúncios reais de produtos diversos – geralmente com o preço mais em conta. Quando a pessoa entra em contato com o telefone informado, ele alega que o interessado deve ir a um determinado lugar, onde um parente ou amigo vai mostrar o que está sendo vendido, inventando algum tipo de impedimento para não ir pessoalmente. Em seguida, ele entra em contato com o vendedor real marcando a visita, se passando por um comprador. Mas, para fazer o pagamento, a pessoa interessa já havia sido orientada a dar um sinal ou fazer a transferência do total para uma conta indicada por ele. Quando tenta sair com o item, ela descobre ter sido vítima de um golpe.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quatro fontes com água imprópria em Teresópolis

Polícia registra três golpes envolvendo aluguel de imóveis em Teresópolis

Acusados de tortura em ‘tribunal do tráfico’ são presos em Guapimirim

TSE alerta sobre regularização de títulos cancelados

Fisioterapeuta de Teresópolis lança livro que envolve famílias no cuidado com os idosos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE