Maria Eduarda Maia
Mais uma comunidade de Teresópolis, em especial da Ilha do Caxangá, agora conta com um novo espaço para lazer, esporte e convivência. A praça do bairro foi entregue oficialmente à população nesta segunda-feira (13) totalmente revitalizada, oferecendo áreas para o entretenimento dos moradores. O espaço, que antes se encontrava degradado e sem condição para um aproveitamento digno da população da região, agora possui um parquinho, mesas de pingue-pongue, academia ao ar livre e uma quadra de grama sintética, proporcionando mais conforto e qualidade de vida para os residentes da região, além de novos espaços para o fortalecimento de laços comunitários. O projeto de revitalização ocorreu graças a uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), dentro do escopo do Programa Estadual Limpa Rio Margens. “Estamos falando de inclusão social, e não há como falar de meio ambiente sem falar sobre isso. Essa praça estava há décadas abandonada pelo poder público e, por conta desta articulação, conseguimos trazer o projeto Limpa Rio Margens, que fez todo o desassoreamento desse trecho do Rio Paquequer e também a reestruturação da praça’, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Maia, em entrevista ao Diário.





Agora o espaço público conta com parquinho, mesas de pingue-pongue, academia ao ar livre e quadra de grama sintética. Foto: Juliana Ludwig / O Diário
Além de um equipamento reestruturado, os moradores da região também vão poder participar de aulas de atividades físicas gratuitas, cujas inscrições podem ser feitas no Ginásio Pedrão. “A partir da semana que vem a secretaria de Esporte e Lazer vai começar com várias atividades na praça, como futebol e atividades para terceira idade”, contou Leonardo Maia, destacando também que sua pasta irá iniciar trabalhos de educação ambiental no local.
Para o secretário de Meio Ambiente, a entrega deste equipamento é de extrema importância para a sociedade e sua interação social. “Aqui será um local que vai integrar várias áreas, como o esporte, o lazer e a sociabilidade. Importante lembrar que mais do que tudo, o espaço gera uma sensação de pertencimento. Nós estamos dando dignidade para as pessoas desta comunidade”, pontuou.

A representante da Associação de Moradores Edna Rocha também ressaltou a relevância da entrega da praça para ela e os residentes da Ilha do Caxangá. “Para nós, isso é uma grande satisfação porque a região estava abandonada há muito tempo. Agora, as crianças que às vezes tinham que ir para a praça do Alto para brincar e jogar bola, agora elas podem se reunir aqui e se divertir no ambiente deles”, contou Edna, falando ainda sobre o espaço para a interação social. “A maioria das pessoas vem, senta, conversa, joga uma bola e se reúne durante a noite. Vai ser muito importante para a comunidade”, concluiu.

Revitalização da praça e o Limpa Rio Margens
Teresópolis é uma das cidades contempladas pelo programa estadual “Limpa Rio Margens”, por meio do qual equipamentos às margens do rio são recuperados, como praças, academias, quadras e pistas de esportes, como foi o caso da Praça da Ilha do Caxangá, visando proporcionar o bem-estar e o convívio socioambiental dos moradores. Tal programa também reforça a importância de parcerias entre o município e o estado, como ressalta Leonardo Maia. “Essas parceiras são essenciais. É fundamental a gente ter o apoio do Governo do Estado, sobretudo nas ações do meio ambiente, com a ajuda do secretário estadual da pasta, Bernardo Rossi”, disse, frisando que hoje o município conta com seis frentes do Limpa Rio, atendendo várias áreas, sobretudo o interior.
