Luiz Bandeira
Moradores das zonas rurais de Teresópolis, longe das problemáticas das áreas urbanas, enfrentam dificuldades constantes que parecem não ter fim. Uma das principais questões é a péssima condição das estradas de terra batida, que, no período chuvoso, tornam-se praticamente intrafegáveis. Recebemos nesta quarta-feira (26), imagens alarmantes que mostram uma van escolar atolada na lama, em uma estrada do interior. O incidente ocorreu na localidade de Santaninha, no Segundo Distrito, e segundo outras denúncias tem ocorrido com frequência nesse período chuvoso. Moradores da região de Santa Rita, por exemplo, frequentemente reclamam da conservação das estradas de Arrieiro, Lajinha, Timóteo e Santana, que estão sempre em condições precárias.
No vídeo que recebemos, uma van escolar, transportando alunos da Rede Municipal, perde aderência e derrapa em uma curva coberta de lama. Esse episódio é mais um na série de registros de riscos enfrentados pelos alunos da rede pública. Na semana passada, moradores das localidades de Gamboa, Viana e Ponte Nova, também no Segundo Distrito de Teresópolis, relataram dificuldades semelhantes, tendo em vista a impossibilidade de transitar devido à péssima conservação das estradas.

Sem estrada, sem escola
As dificuldades se refletem diretamente no direito à educação das crianças da região, que frequentemente perdem dias de aula porque os veículos não conseguem trafegar por trechos escorregadios ou íngremes. Em alguns casos, valões nos caminhos podem representar sérios riscos de acidente. “Peço ajuda, pois estamos precisando urgentemente de alguém que fale por nós. Aqui estamos sem rua, as crianças não conseguem ir para a escola, as vans ficam presas na lama. Desde janeiro tento falar com a prefeitura, mas ninguém nos ajuda”, desabafou Cristiane Oliveira, moradora da localidade de Viana, em mensagem enviada ao “Diário Comunidade” (WhatsApp 2742-9977).
As três localidades mencionadas não ficam distantes da rodovia BR-116, mas, paradoxalmente, parecem cada vez mais afastadas de um atendimento eficaz por parte do poder público. Também nesta quarta, o ônibus que atende à localidade de Brejal não conseguiu subir um trecho escorregadio na estrada principal.
O que diz a Prefeitura
A equipe do Diário cobrou uma resposta do governo municipal sobre as demandas dessa região. Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação na última quarta-feira (19), a Secretaria Municipal de Agricultura informou que enviará máquinas para melhorar as condições das estradas citadas, com o objetivo de garantir a circulação de veículos e pedestres. A nota também destacou que a secretaria está aguardando a chegada de bica corrida para realizar o nivelamento das vias públicas na região. No entanto, a medida ainda não parece ser suficiente para resolver o problema de forma definitiva. Enquanto isso, os moradores continuam aguardando uma solução eficaz e urgente para que as crianças possam frequentar a escola com segurança e os adultos consigam exercer o direito constitucional de ir e vir.

Agricultura diz que está trabalhando
A Secretaria Municipal de Agricultura informou ainda que continua com o trabalho diário para melhorar as estradas rurais do município. “Nesta semana, as equipes estão realizando serviços de patrolamento nas áreas da Gamboa e no Morro do Tatu, em Andradas, no Segundo Distrito, visando proporcionar melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e demais usuários das vias”, informa a PMT. “Nosso compromisso é garantir estradas mais seguras e acessíveis, facilitando o escoamento da produção agrícola e o deslocamento da população. Seguimos com um cronograma contínuo de manutenção e melhorias, sempre atentos às demandas da comunidade”, pontuou o secretário de Agricultura, Zezinho Cortázio.