Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Moraes não reconhece vínculo trabalhista de motorista de aplicativo

Ação foi protocolada pela Cabify, que encerrou atividades em 2021

André Richter – Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a ação trabalhista que reconheceu vínculo de emprego entre um motorista de aplicativo e a plataforma Cabify, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. A decisão foi assinada na quinta-feira (20) e divulgada nesta quarta-feira (26).

Moraes analisou uma ação protocolada pela empresa, que contestou entendimento da Justiça do Trabalho de Minas Gerais a favor da relação empregatícia entre a plataforma e o condutor. Conforme a decisão, o Cabify é uma empresa de transporte de passageiros, e não de intermediação do serviço.

Para o ministro, a decisão trabalhista não está de acordo com a jurisprudência da Corte, que tem precedentes reconhecendo a legalidade de formas de “uberização” do trabalho.

“É possível assentar que a posição reiterada da Corte se consolidou no sentido da permissão constitucional de formas alternativas da relação de emprego”, argumentou Moraes.

Em maio, o ministro suspendeu uma outra decisão da Justiça sobre o mesmo tema. O ministro entendeu que a relação entre o motorista e os aplicativos é comercial e se assemelha aos casos de transportadores autônomos.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 31/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Novo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher toma posse em Teresópolis

A necessidade de um deputado federal

Acidentes de trânsito fizeram 308 vítimas e causaram 29 mortes em Teresópolis em 2025

HCTCO terá “Sala Amarela” para receber pacientes encaminhados pela UPA

Festa do Produtor Rural de Andradas neste final de semana no Segundo Distrito de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE