Após um período internado no Hospital São José, em Teresópolis, morreu neste domingo (29) o Padre Gabriel Sobral Filho, de 83 anos. “Neste tempo em que celebramos o jubileu da Esperança, colocamos nas mãos do Deus a vida do nosso querido Padre Gabriel, que, depois de um longo calvário, foi chamado essa noite para junto de Deus”, disse Dom Joel Portella Amado, Bispo de Petrópolis, ao tomar conhecimento do falecimento do sacerdote que por muitos anos cuidou de uma parcela do povo de Deus na Diocese.
Padre Gabriel era filho de Gabriel Nascimento Sobral e Tereza de Jesus Sobral, sendo o caçula de uma família de cinco irmãos. Sua ordenação como sacerdote aconteceu em 1966, na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ao longo de sua vida religiosa, o padre exerceu seu ministério sacerdotal em diversas paróquias, incluindo: Bom Jesus da Penha, Divino Amor, Santa Luzia, São Francisco de Assis (em Queimados) e São Braz (em Madureira).
Nos últimos anos, Padre Gabriel residia em Teresópolis, e desempenhava o papel de Capelão na Casa São José, junto às Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Em outubro de 2023, a Comunidade São Francisco de Assis, no Vale do Paraíso, na Paróquia Santa Teresa, em Teresópolis, aproveitou a benção do altar para fazer uma homenagem ao sacerdote com a colocação e uma placa por ter sido idealizador e construtor da Igreja, além de seu trabalho pastoral na comunidade. O sepultamento está marcado para as 16h30 no cemitério municipal Carlinda Berlim, o Caingá. (Com informações da Diocese de Petrópolis).