Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Motoqueiros se exibem no trânsito e colocam a vida, deles e dos outros, em risco

Flagrantes aumentam nas redes sociais e Guarda Municipal diz que vai combater as bandalhas com rigor

Wanderley Peres

Localizado e identificado pela Guarda Municipal o motoqueiro motoboy que viralizou nas redes sociais sentado no baú do veículo no meio do trânsito. O “artista de rua” se chama Luiz Fernando e foi conduzido à secretaria de Segurança e Trânsito, comprometendo-se, na frente do secretário Da Luz e do sub-secretário operacional Gil Wellington a não aprontar mais. Trabalhador de 20 anos, fre-lancer, Luiz gravou inclusive um vídeo, na intenção de se redimir do erro e para informar sobre a infração que não saberia estar cometendo, se desculpando com a Guarda Municipal e com os motoristas, a quem sua ação prejudicou. 

“Não queria prejudicar ninguém, nem tinha ideia do prejuízo que estava causando, que estava prejudicando o trabalho da Guarda Municipal e desafiando a lei. Peço desculpas a todos que estão no trânsito porque não vale a pena arriscar”, disse, orientando para o erro. “Antes de fazerem alguma coisa no trânsito, pensem bem, porque, sem querer, a gente pode prejudicar outras pessoas e não vale a pena fazer isso, nem é correto atrapalhar o trabalho da Guarda Municipal”, disse.

“Não é por vaidade, nem por gosto-próprio ou crítica à forma como alguns se mostram ao dirigir. Existem leis de trânsito que precisam ser obedecidas, e não para agrado da Guarda Municipal mas para a garantia da vida, que é o bem mais precioso que temos e não pode ser colocada em risco, desnecessariamente”, observou Gil Wellington. “É que numa situação dessa”, continua o subsecretário de Segurança, “se o condutor vem a cair, cirurgias marcadas, de gente que precisa de atendimento médico para curar uma doença, terá de ser remarcada para a urgência que o acidente provoca, e essas urgências são complicadas porque os acidentes com motocicletas são muito traumáticos para o atendimento da emergência, implicando ainda em longo período de internação para tratamento e recuperação, sobrecarregando a rede de saúde, que poderia estar atendendo aos que estão, realmente, doentes”, diz, lembrando que a imprudência no trânsito coloca em risco a vida dos outros, no trânsito e também em casa. “Os jovens têm pai, mãe e avós, tem seus familiares que precisam da rede de saúde à disposição quando precisarem. É preciso evitar o acidente e não desafiá-lo”, completa.

A forma como a Guarda Municipal lidou com o assunto merece elogio. Sem burocracia, de forma didática e prática, além de ensinar sobre o erro praticado pelo jovem, conquistou nele um soldado para a direção defensiva. E como estamos precisando de direção defensiva no trânsito da cidade. Cada vez mais tenso, cada dia mais perigoso. Do nada, com todo o cuidado que o bom e experiente motorista tem no trânsito, ele se vê vítima de procedimentos imprevistos, alguns impensados por quem não se atualiza da forma equivocada de dirigir que está virando regra na cidade. Foi um caso, logo resolvido. Mas, muitos outros são vistos diariamente e vai ser preciso a Guarda Municipal agir com rigor para, em pouco tempo, o errado não ser dirigir do jeito certo, tamanhos os maus exemplos.

E as bandalhas e exibições no trânsito são muitas, como ilustram a fotografias que a redação do DIÁRIO tirou de publicações feitas na internet. Numa delas, inclusive aparece um motoqueiro que quase provoca grave acidente na altura do viaduto do Meudon, na semana passada, obrigando um caminhão a “cantar pneu” para não colidir com ele, situação de trânsito que poderia provocar engavetamento no trecho já complicado.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Edinho reeleito na OAB Teresópolis com 267 votos

Ana Tereza Basilio será a primeira mulher a presidir a OABRJ

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Teresopolitano conquista Taça Rio de Futebol Sub-17 pelo Nova Iguaçu

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE