Luiz Bandeira
Mais um exemplo de imprudência e desobediência às leis de trânsito foi registrado na Rua Djalma Monteiro, no bairro da Várzea, região central de Teresópolis. O local, que já está conhecido por ocorrências de trânsito, voltou a ser palco de uma manobra perigosa. Depois do episódio em que um carro, descontrolado e em alta velocidade, quase atropelou um grupo reunido na calçada, um novo flagrante chamou a atenção. No início da chuvosa noite de segunda-feira (27), um veículo modelo Hyundai HB20 descia no sentido Panorama–Centro e, em vez de acessar a via correta pelas ruas Tenente Luiz Meireles ou Carmela Dutra, seguiu pela contramão na Rua Djalma Monteiro, em direção a Feliciano Sodré.
Testemunhas relataram que pessoas que trafegavam pela via alertaram o motorista, que, indiferente aos avisos, continuou no sentido oposto ao fluxo, colocando em risco a vida de outros condutores e pedestres. E, não satisfeito, fez parte do trajeto pela calçada, até acessar a avenida principal. O incidente, registrado por câmeras de videomonitoramento, ocorreu à noite, sob chuva, o que reduziu a visibilidade e aumentou o risco de acidentes.

Agentes de trânsito consultados pelo Diário alertam que a manobra não pode ser justificada por desconhecimento das vias da cidade, pois, além da sinalização existente na região, moradores e pedestres tentaram alertar o motorista sobre o erro.
O condutor ainda não foi identificado, mas a Guarda Civil Municipal, autoridade de trânsito do município, já está de posse das imagens e deverá usar o material para identificar e autuar o infrator. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Artigo 186, transitar pela contramão é infração grave ou gravíssima, a depender da sinalização da via. Em ruas de mão única, como é o caso da Djalma Monteiro, trata-se de infração gravíssima, punida com multa e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).









