Mais uma da série “se não tivessem filmado, ninguém acreditaria”. O sistema de gravação de um veículo registrou a falta de respeito e noção de outro condutor em uma das vias de maior movimentação no bairro do Alto, a Sebastião Lacerda, no início da tarde da última quarta-feira (05). O motorista de um Land Rover Discovery dirige pela passagem de pedestres para, tudo indica, escapar do grande congestionamento no local, que ocorria em consequência do horário de entrada e saída escolar – portanto havendo muitas crianças e pais caminhando também na região. A imagem mostra que, ao ser questionado pela pessoa que dirigia o outro veículo, apesar de estar em situação de erro, ainda o agride verbalmente: “Tomar no **. Estão alavancando a rua e eu estou errado?”, diz o jovem motorista da Land Rover.
A fala ficou registrada no vídeo, que ganhou as redes sociais. No registro, ele ainda é alertado sobre o fluxo de crianças e que quase atingiu o jovem que descia do veículo estacionado ao lado da calçada. Segundo apurado pelo Diário, as agressões verbais continuaram e a situação quase terminou em agressão física. Também apuramos que o vídeo e a placa do veículo usado na infração gravíssima já estão de posse da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Multa de quase R$ 900
Segundo o Artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos é considerada uma infração gravíssima. A multa para os condutores que insistam em transitar por esses lugares custa R$ 880,41. Isso porque a penalidade da infração gravíssima é multiplicada por três. Também são contabilizados sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.