Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Motoristas flagrados realizando retorno em locais proibidos

Em um dos casos, condutora fez manobra em ponto onde acidente fatal já foi registrado

Marcello Medeiros

O cada vez mais caótico trânsito de Teresópolis tem entre os responsáveis motoristas que não respeitam regras básicas e o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, contribuindo assim para a lentidão do fluxo e o aumento do número de acidentes. Uma das infrações mais comuns no município é o de ‘retorno proibido’ nas avenidas de maior movimentação da região central, Lúcio Meira e Feliciano Sodré, onde, para ganhar minutos, condutores colocam terceiros em risco. Nos últimos dias, O Diário recebeu dois flagrantes do tipo – um justamente onde um motociclista morreu após ser atingido por um veículo que atravessou onde não poderia ter cruzado a Feliciano Sodré.

A imagem encaminhada à nossa redação mostra a condutora de um Renault Sandero sedan, de cor prata, saindo da principal e entrando sentido Tenente Luiz Meirelles, próximo ao Ginásio Pedrão, para retornar ao centro. Mesmo com várias pessoas alertando que a manobra é proibida, e havendo placas sinalizando que não se deve cruzar a avenida desrespeitando inclusive os semáforos, ela seguiu em frente tranquilamente. Nesse mesmo ponto, morreu um motociclista meses atrás. O morador de Pimenteiras seguia na direção da região central quando um VW Gol saiu da Feliciano Sodré e entrou na Tenente, o atingindo em cheio.

Mesmo alertada, condutora de um Renault Sandero sedan, de cor prata, sai da Feliciano Sodré e entra sentido Tenente Luiz Meirelles para retornar ao centro. Foto: Plantão O Diário

O outro registro mostra um VW Taos que seguia para a Várzea retornando para o Alto em local proibido, na Avenida Lúcio Meira, em frente ao cruzamento com a Rua Jornalista Delcio Monteiro. A manobra de inversão total do sentido da direção em locais onde há sinalização específica (placas ou faixas contínuas) ou condições de segurança que não permitem a manobra, como em pontes, viadutos, túneis e curvas, é uma infração gravíssima prevista no artigo 206, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa de R$ 293,45, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e potencial suspensão da habilitação.

De olho no trânsito
Importante frisar que atualmente a Guarda Civil Municipal mantém câmeras com alta qualidade registrando o trânsito em vários pontos e, com a ajuda do moderno sistema, pode aplicar multas nos motoristas que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro.

CONSEQUÊNCIAS DA INFRAÇÃO
Gravíssima: Classificada como infração gravíssima, conforme o artigo 206 do CTB.
Multa: O valor da multa é de R$ 293,47.
Pontos na CNH: A infração adiciona 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor.
Suspensão do direito de dirigir: Pode ocorrer em caso de reincidência ou acúmulo de pontos.

Edição 22/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Motoqueiro foge da Guarda pela calçada e contramão em Teresópolis

IFPS BRASIL 2025: Teresópolis lidera ranking de qualidade de vida na Região Serrana

Motoristas flagrados realizando retorno em locais proibidos

Homem é preso após invasão e furto em estabelecimento comercial

Veja como MEIs e autônomos podem contribuir e regularizar pendências com o INSS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE