Marcello Medeiros
O cada vez mais caótico trânsito de Teresópolis tem entre os responsáveis motoristas que não respeitam regras básicas e o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, contribuindo assim para a lentidão do fluxo e o aumento do número de acidentes. Uma das infrações mais comuns no município é o de ‘retorno proibido’ nas avenidas de maior movimentação da região central, Lúcio Meira e Feliciano Sodré, onde, para ganhar minutos, condutores colocam terceiros em risco. Nos últimos dias, O Diário recebeu dois flagrantes do tipo – um justamente onde um motociclista morreu após ser atingido por um veículo que atravessou onde não poderia ter cruzado a Feliciano Sodré.
A imagem encaminhada à nossa redação mostra a condutora de um Renault Sandero sedan, de cor prata, saindo da principal e entrando sentido Tenente Luiz Meirelles, próximo ao Ginásio Pedrão, para retornar ao centro. Mesmo com várias pessoas alertando que a manobra é proibida, e havendo placas sinalizando que não se deve cruzar a avenida desrespeitando inclusive os semáforos, ela seguiu em frente tranquilamente. Nesse mesmo ponto, morreu um motociclista meses atrás. O morador de Pimenteiras seguia na direção da região central quando um VW Gol saiu da Feliciano Sodré e entrou na Tenente, o atingindo em cheio.

O outro registro mostra um VW Taos que seguia para a Várzea retornando para o Alto em local proibido, na Avenida Lúcio Meira, em frente ao cruzamento com a Rua Jornalista Delcio Monteiro. A manobra de inversão total do sentido da direção em locais onde há sinalização específica (placas ou faixas contínuas) ou condições de segurança que não permitem a manobra, como em pontes, viadutos, túneis e curvas, é uma infração gravíssima prevista no artigo 206, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em multa de R$ 293,45, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e potencial suspensão da habilitação.
De olho no trânsito
Importante frisar que atualmente a Guarda Civil Municipal mantém câmeras com alta qualidade registrando o trânsito em vários pontos e, com a ajuda do moderno sistema, pode aplicar multas nos motoristas que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro.
CONSEQUÊNCIAS DA INFRAÇÃO
Gravíssima: Classificada como infração gravíssima, conforme o artigo 206 do CTB.
Multa: O valor da multa é de R$ 293,47.
Pontos na CNH: A infração adiciona 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do condutor.
Suspensão do direito de dirigir: Pode ocorrer em caso de reincidência ou acúmulo de pontos.