Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘Mototáxi’ flagrado usando a conta de desconhecido em Teresópolis

Condutor irregular foi levado para a 110ª DP, onde história será melhor averiguada

Em operação de fiscalização de trânsito no último fim de semana, agentes da secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade flagraram um homem trabalhando como ‘mototáxi’ em situação irregular em Teresópolis: ele estava em uma Honda CG, levando um passageiro, mas, na verdade, não era a pessoa cadastrada para o atendimento. No aplicativo usado por ele estava o nome de outra pessoa. O homem havia cobrado R$ 5 para levar o passageiro do Jardim Meudon até Pimenteiras, tendo acionado também ‘por fora’ do aplicativo, através de um grupo de WhatsApp. Ele foi encaminhado para a 110ª Delegacia de Polícia, que vai investigar a utilização irregular do aplicativo de terceiros.

Usar a conta de outra pessoa em aplicativos de transporte como motorista é uma prática proibida e pode gerar consequências graves tanto para quem empresta a conta quanto para quem a utiliza. Essa ação é considerada falsidade ideológica, passível de punição penal, e também viola os termos de uso dos aplicativos, resultando em suspensão ou banimento da plataforma.

Consequências para quem empresta a conta
Responsabilidade por crimes: o proprietário da conta pode ser responsabilizado por crimes cometidos pelo motorista que está utilizando seus dados, como acidentes de trânsito, roubos ou furtos.
Danos à reputação: A utilização indevida da conta pode gerar problemas de reputação para o proprietário, afetando sua imagem e credibilidade.
Problemas com a justiça: Em casos de infrações graves, o proprietário pode ser investigado e responder judicialmente pelos atos cometidos pelo motorista que usa sua conta. 

Consequências para quem usa a conta

  • Crime de falsidade ideológica: Utilizar dados falsos para se passar por outra pessoa é crime previsto no Código Penal.
  • Sanções criminais: O infrator pode ser preso e multado, além de ter sua carteira de motorista suspensa.
  • Banimento da plataforma: O uso de conta falsa pode levar ao banimento permanente do aplicativo de transporte.
  • Risco de acidentes: O motorista que não possui habilitação ou está usando dados falsos pode não ter condições de dirigir com segurança, colocando em risco a vida dos passageiros e de outras pessoas.
  • Prejuízos financeiros: Em caso de acidentes ou infrações, o motorista pode ter que arcar com prejuízos financeiros significativos. 

O que dizem os aplicativos
A Uber proíbe o compartilhamento de contas e considera o uso da conta por terceiros um grave problema de segurança, podendo levar ao banimento da plataforma, informa a Uber.  A 99 também possui políticas rigorosas contra o compartilhamento de contas e o uso de dados falsos.

Edição 02/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Atendimento no Mamógrafo Móvel chega em Teresópolis

PRF apreende sete fuzis escondidos em painel de carro em Teresópolis

‘Mototáxi’ flagrado usando a conta de desconhecido em Teresópolis

Flagrado com Jabutis em Teresópolis tem prisão preventiva decretada

Após pneu estourar, carro invade contramão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE