Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ assina acordo com banco para instalar radar meteorológico em Petrópolis

Bradesco terá que instalar um radar meteorológico de dupla polarização

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, assinou nesta quinta-feira (13/06), com representantes do banco Bradesco, um Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) para que a instituição bancária instale um novo radar meteorológico de dupla polarização na cidade de Petrópolis, no valor estimado de R$ 7.562.000,00. O Acordo, assinado com a interveniência do município, representado no ato pelo seu procurador-geral, Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira, é relacionado a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) contra a instituição bancária e que tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ANPC, elaborado pela Assessoria de Recursos Constitucionais Cíveis (ARC – Cível/MPRJ), relata que, em abril de 2006, o Município de Petrópolis firmou um convênio com o Bradesco para a manutenção e processamento da folha de pagamento de todos os seus servidores, que não foi precedido pelo devido processo licitatório, dispensa ou inexigibilidade de licitação. Desta forma, o MPRJ ajuizou uma Ação Civil Pública e o banco concordou em celebrar o ANPC.

O acordo assinado ratifica que o Código de Processo Civil estimula a resolução dos conflitos por métodos de solução consensuais, que a Lei nº 13.655/2018 autoriza a Administração Pública a celebrar compromisso com os interessados, com previsão de obrigações das partes, e que a Resolução CNMP nº 118 recomenda a implementação geral de mecanismos de autocomposição, tais como a negociação, a mediação, a conciliação, o processo restaurativo e as convenções processuais, o que foi referendado pela Recomendação CNMP nº 54, que dispõe sobre a Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Ministério Público brasileiro.

O PGJ comentou a assinatura do acordo. “A assinatura do ANPC promove a resolutividade desejada na atuação do MP, pondo fim ao litígio e proporcionando benefícios efetivos para a população”, ressaltou Luciano Mattos.

Presente à assinatura, o assessor-chefe da ARC – Cível/MPRJ, Sávio Bittencourt, destacou a atuação do MPRJ. “É preciso ressaltar o trabalho diligente das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis durante o transcorrer deste processo, essencial para que pudéssemos chegar a este acordo, em sede de recursos constitucionais”, afirmou.

O procurador-geral do município de Petrópolis parabenizou a assinatura do ANPC. “Esse trabalho trará um enorme benefício para o município, através da entrega de um radar que será fundamental para a prevenção nos próximos períodos chuvosos. A cidade sai ganhando com esse acordo”, destacou Miguel Luiz Barros Barreto de Oliveira.

Os representantes do banco também comentaram a importância do acordo. “Gostaria de louvar a atitude da Procuradoria-Geral de Justiça e o trabalho incansável do doutor Sávio, porque está sendo entregue à comunidade um resultado muito positivo e construtivo a partir de alguma coisa que, lá no passado, não foi correta e que agora se tem a oportunidade de corrigir”, afirmou a advogada Ellen Gracie Northfleet, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, seguida pelo também advogado Luis Inácio Adams. “O acordo mostra a eficiência e a resolutividade desse modelo de solução de conflitos, que é fundamental porque traz o resultado imediato e efetivo para a sociedade”. Já a diretora do banco, Debora Campani Santana, destacou que o acordo foi aprovado por todas as partes envolvidas. “Estamos felizes por termos chegado a um consenso em que todas as partes foram beneficiadas”, disse.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, David Faria, a gerente do departamento jurídico do banco, Ligia Policiano, a gerente departamental do banco, Ana Paula de Almeida Barra, e os advogados Lorena Bitello e Mauro Pedroso.

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE