Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

MPRJ se reúne em Petrópolis com Inea, SEAS e Defesa Civil

As Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis se reuniram, na terça-feira (19/09), com o Inea, a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e com a Defesa Civil municipal para tratar da necessidade de aprimorar o monitoramento de eventos climáticos extremos em Petrópolis, na Região Serrana. O encontro realizado na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) de Petrópolis foi conduzido pelas promotoras de Justiça Zilda Januzzi e Vanessa Katz, contando com participação do presidente do Inea, Phillipe Campelo, do secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, Gil Kempers; de Aline Silva, pela SEAS; além dos servidores do Inea Cíntia Avelar Martins, Renato Massa e Louis Bodin.

O presidente do Inea informou ter determinado a realização de projeto para ampliação da cobertura de monitoramento por radar meteorológico para a Região Serrana, com intenção de adquirir pelo menos dois novos equipamentos. Os locais de instalação serão determinados após estudos técnicos.

A Defesa Civil de Petrópolis se dispôs a repassar ao Inea estudo sobre possíveis locais de instalação do radar em Petrópolis. “Petrópolis é a cidade com maior suscetibilidade para desastres no Estado do Rio de Janeiro e por isso precisamos melhorar o monitoramento das condições climáticas. É crucial a instalação de um radar banda x na cidade”, afirma a promotora Zilda Beck.

Desde a semana passada, o MPRJ intensificou a articulação para atuação conjunta quanto à preparação para o período de chuvas do próximo verão. Em reunião realizada no dia 15/09 promotores de Justiça que atuam em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo apontaram a necessidade de planos de contingência municipais, melhorar o monitoramento meteorológico, o sistema de alerta e de alarme. “Precisamos de políticas públicas direcionadas à prevenção e preparação de desastres para a região serrana, em razão de sua enorme vulnerabilidade e dos riscos geológicos. O Estado precisa investir no monitoramento de toda a região”, ponderou a promotora Vanessa Katz.

Tags

Compartilhe:

Edição 13/06/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Parque Municipal com grande programação no fim de semana

Vinícius Claussen supera Jorge Mario em conquista de prêmios do Sebrae

Cláudio Castro destaca compromisso do Rio com a transição energética

Parc Magique com promoção nesta quinta-feira (13)

PADROEIRO DO MUNICÍPIO: Teresópolis celebra a Trezena de Santo Antônio

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE