Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis ganha mais um ponto de apoio às vítimas de violência doméstica

Com atendimento especializado, nova Sala Lilás passa a funcionar na região central de Teresópolis

Isla Gomes

Foi inaugurado nesta segunda-feira (18), mais um espaço que tem o objetivo de oferecer uma rede de apoio e acolhimento às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, física e sexual no município. Localizada no segundo andar do antigo Fórum, na Avenida Lúcio Meira, número 375, Várzea, a “Sala Lilás: Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” tem o intuito fornecer atendimento humanizado e especializado, possuindo uma equipe multidisciplinar e um espaço para dar toda assistência necessária nos acompanhamentos também em casos que envolvem crianças. O evento contou com a presença de diversas autoridades policiais, autoridades judiciais, vereadores, secretários, entre outros.

O Comandante do 30°BPM, Tenente-Coronel Alex Soliva explica a importância desse novo ambiente. “Aqui temos um espaço amplo e adequado para prestar o atendimento a quem já sofreu ou está sofrendo uma violência, sempre temos a preocupação de não revitimizar a pessoa que está nesta situação, por isso a importância da ‘Sala Lilás’ que conta com um local de acolhimento tanto para as vítimas quanto para seus filhos. Vale destacar que não atendemos só Teresópolis, mas também os outros municípios que envolvem a área de policiamento do 30° Batalhão, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sumidouro. Somos umas das poucas unidades que contam com duas patrulhas diárias para atendimentos neste âmbito”, declara Soliva.

“Temos a preocupação de não revitimizar a pessoa que está nesta situação, por isso a importância da “Sala Lilás” que conta com um local de acolhimento tanto para as vítimas quanto para seus filhos”, ressalta o Comandante Alex Soliva. Foto: Isla Gomes/O Diário

Índices altos
O Tenente-Coronel reforça ainda que os níveis elevados de ocorrências envolvendo violência contra mulheres no município é um fator preocupante e que ressalta o quanto os serviços da “Sala Lilás” são fundamentais na região. “Logo assim que cheguei ao comando do 30°BPM percebi um nível muito acentuado desse tipo de violência na cidade. Isso nos trouxe uma preocupação, pois percebemos que a sociedade teresopolitana é de fato uma sociedade muito ordeira e cumpridora das leis. Mas, com relação a crimes no âmbito da violência contra mulher, a quantidade de casos nos trouxe até um certo espanto. A gente vem auxiliando o poder judiciário e a Polícia Civil da melhor forma possível para que possamos reduzir ao máximo esses índices inaceitáveis”, conclui.

“Agora vamos ter mais força para coibir essas violências e dar apoio às vítimas, essa é a grande importância que a gente tem nesse novo equipamento”, declara a secretária Margareth Rosi. Foto: Isla Gomes/O Diário

Direitos da Mulher
A secretária Margareth Rosi salientou que o novo equipamento é um reforço fundamental e que o fato do espaço ser ao lado da Secretária da Mulher fortalece a base de auxílio. “A Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida faz parte da rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Juntamente com a Secretaria da Mulher, agora vamos ter mais força para coibir essas violências e dar apoio às vítimas, essa é a grande importância que a gente tem nesse novo equipamento. O Coronel Soliva teve juntamente com outras autoridades, tiveram essa visão de oferecer ajuda, apoio e acolhimento, quando pensaram em trazer esse equipamento para o lado da Secretaria da Mulher”, conta.

FUNCIONAMENTO E CONTATOS
Local: Avenida Lúcio Meira, número 375, Várzea.
Atendimento: De segunda a sábado, das 8h às 18h.
Whatsapp: (21) 97659-8931 ou (21) 99203-2952.
E-mail: pmprj_30bpm@pmerj.rj.gov.br


Edição 20/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fim de semana com Ney Matogrosso e Mart’nália em Teresópolis

BR-116: 14 radares fixos começam a funcionar no dia 22

Homem é preso com oito granadas em Teresópolis

Teresópolis: Vale dos Frades vai receber festival de música e arte da montanha

“Não dá pra ficar bem informado sem ele”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE