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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Mutirão atende vítimas dos alagamentos em Vargem Grande

Iniciativa envolveu vários órgãos e teve como foco oferecer suporte social e dignidade documental para a população

Isla Gomes

Com a forte chuva que atingiu Teresópolis na semana passada, na terça-feira, dia 31, diversas famílias tiveram transtornos por perderem seus bens em razão da enchente, em sua maioria de incidência documentos pessoais e de identificação. Um dos bairros mais afetados pelo ocorrido é o de Vargem Grande, na zona rural do município. Neste âmbito, para dar assistência às famílias vítimas da chuva nessa região, a Defensoria Pública, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis e diversos outros apoiadores, realizou nesta terça-feira, dia 7, das 9h às 15h, um mutirão de atendimento na Rua Diógenes Pedro da Costa, mais especificamente na Igreja Assembleia de Deus Missão do Reino. O mutirão do bem focou em sanar algumas das consequências deixadas pela tempestade, antes mesmo do meio dia, cerca de 30 pessoas já haviam sido atendidas no local.

Para dar assistência às vítimas da chuva, a Defensoria Pública em parceria com a Prefeitura realizou um mutirão de atendimento em Vargem Grande. Foto: Isla Gomes/O Diário


Um dos serviços mais utilizados pelos moradores do local foi o de emissão de documentos, tanto para adultos quanto para crianças, já que a maioria teve seus registros danificados ou levados pelas águas. “A Defensoria Pública através do Sétimo Núcleo Regional de Tutela Coletiva, criou uma sintonia muito grande com a Secretaria de Assistência Social aqui de Teresópolis, então assim que aconteceram os problemas da chuva que foram evidentes, nós trocamos ideias e informações, e percebemos a importância de agir diante do grave ocorrido na cidade, nosso intuito é diminuir as consequências e problemas que as pessoas têm enfrentando, para isso é ideal o reestabelecimento da dignidade documental dessas pessoas juntamente com o apoio da Prefeitura”, explicou o Defensor Público Marcos Delano.

“Nós conseguimos trazer entidades parceiras para fazerem parte da iniciativa e nos ajudar a oferecer esses serviços à população”, concluiu o Defensor Público. Foto: Isla Gomes/O Diário

Serviços e parcerias
Foi oferecido também o serviço de atualização e realização do Cadastro Único. Além disso, houve requerimento de documentos em parceira com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Receita Federal, Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN) e Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais da Capital, junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. “Nós conseguimos trazer entidades parceiras para fazerem parte da iniciativa, a Receita Federal, o DETRAN, a própria Prefeitura que está esteve aqui com atualização do Bolsa Família e Cadastro Único, e nós também trouxemos o cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais que funcionou remotamente com a gente aqui, além dos nossos serviços naturais da Defensoria Pública para dar todo apoio à essa população vulnerável”, conclui Delano.

Um dos serviços mais utilizado pelos moradores do local foi o de emissão de documentos, tanto para adultos quanto para crianças. Foto: Isla Gomes/O Diário


Edição 18/10/2024
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