Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Na França, vice-governador Thiago Pampolha busca novas ideias e projetos para a despoluição

Thiago Pampolha trocou experiências com diretores da SIAAP, maior empresa pública de saneamento de Paris

Com o objetivo de desenvolver e implementar novos projetos para despoluir rios, lagoas e baías fluminenses, o vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, se reuniu com diretores da SIAAP, maior empresa pública de saneamento de Paris, e conheceu o programa de despoluição do Rio Sena. Durante visita à unidade de tratamento da empresa, nesta terça-feira (05/09), na França, foram discutidas ações e técnicas de monitoramento que podem ser aplicadas no estado do Rio de Janeiro. O vice-governador também detalhou algumas medidas que já têm garantido a despoluição da Baía de Guanabara e das Lagoas de Jacarepaguá.

  • Trocamos importantes informações sobre esgotamento sanitário e limpeza urbana. A SIAAP usa métodos eficazes como a desinfecção de efluentes com ácido perfórmico, que é biodegradável, e radiação ultravioleta, que substitui o cloro, o ozônio e outros oxidantes. A nossa ideia é aprofundar as técnicas da instituição em outros encontros, no Rio de Janeiro – ressaltou Pampolha.

O vice-governador destacou ainda os resultados da concessão dos serviços de saneamento, hoje exemplo para o Brasil. Dois anos após o projeto, as novas concessionárias já investiram mais de R$ 1,5 bilhão e geraram mais de 10 mil empregos. Ao todo, já são mais de 300 mil pessoas com acesso à água encanada pela primeira vez.

Este ano, importantes obras de saneamento foram entregues pelo governo estadual, como o coletor tronco Manguinhos, que tem capacidade para captar 1.293 litros de esgoto por segundo, o equivalente a 44 piscinas olímpicas por dia. Também foram concedidas licenças ambientais para obras de implementação do Sistema Coletor de Tempo Seco, na Baía de Guanabara, e no Complexo Lagunar das Lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, promovidas pelas concessionárias Águas dos Rio e Iguá, respectivamente.

– Os investimentos em saneamento já têm dado resultados positivos. Historicamente poluídas, as praias do Flamengo, Botafogo e de Paquetá têm demonstrado consistência na balneabilidade positiva para banhistas: a diminuição da poluição chega a até 97%. É possível notar também o aparecimento de diversas novas espécies de animais, como cavalos-marinhos, em locais onde antigamente só se via lixo e esgoto – exemplificou o vice-governador.

Segundo o presidente da SIAAP, François-Marie Didier, a companhia transporta e trata águas residuais de 9 milhões de pessoas em Paris e arredores, juntamente com águas pluviais e industriais.

  • São operados mais de 440 km de tubulações, seis estações de tratamento e 12 bacias de retenção de águas pluviais. Contribuímos para a melhoria da qualidade dos rios Sena e Marne, processando as águas residuais da área urbana da capital francesa – afirmou François-Marie Didier.

Práticas para aperfeiçoar técnicas fluminenses

Para o presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, que também participou da visita de campo à unidade de tratamento Valenton, a experiência da SIAAP e os métodos adotados pela França para captar, tratar e distribuir água podem servir de exemplo para o Rio de Janeiro.

  • Conhecer as práticas de outras companhias é importante, nos auxilia em projetos que já estamos implementando ou que estão sendo ainda elaborados. É uma contribuição que beneficia a todos: o Governo do Estado, que aperfeiçoa seu trabalho, e a sociedade, que tem acesso a um serviço de mais qualidade – disse Ballon.

O subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques, e subsecretário-executivo da Secretaria do Ambiente, José Ricardo, também estiveram na unidade de tratamento.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE