Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Natureza: gatos-do-mato avistados no Parque dos Três Picos

Armadilhas fotográficas ajudam a monitorar os animais da região de montanha da unidade de conservação

O Parque Estadual dos Três Picos registrou, na última semana, a presença de dois gatos-do-mato-pequenos (Leopardus guttulus) por meio de armadilhas fotográficas dentro do Núcleo de Montanhismo de Nova Friburgo. O flagrante dentro da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi feito pelo ambientalista Juran Santos com o projeto Aventura Animal, e é um bom indicativo de que o local oferece condições seguras para a sobrevivência da espécie. “Nosso Parque Estadual dos Três Picos é uma área muito rica em biodiversidade, inserida dentro de um grande fragmento de Mata Atlântica. Parceiros como o Aventura Animal são fundamentais para otimizarmos o monitoramento da nossa fauna e, assim, elaborarmos políticas efetivas de preservação”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.
O gato-do-mato-pequeno é um felino encontrado na porção centro-sul da América do Sul, do Uruguai e sul do Brasil até a região andina da Bolívia e norte da Argentina, abrangendo também a região do Chaco no oeste do Paraguai e toda a Argentina até a Patagônia, inclusive no Sul Chileno. A espécie conta com uma cauda mais longa do que os seus membros posteriores e tem hábitos noturnos e solitários, além de grande capacidade para saltos. Costumam caçar no chão, mas contam com grande habilidade para caçar também em árvores.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

Compartilhe:

Edição 20/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fim de semana com Ney Matogrosso e Mart’nália em Teresópolis

BR-116: 14 radares fixos começam a funcionar no dia 22

Homem é preso com oito granadas em Teresópolis

Teresópolis: Vale dos Frades vai receber festival de música e arte da montanha

“Não dá pra ficar bem informado sem ele”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE