Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ônibus Lilás realiza atendimentos em Teresópolis

Promessa é que veículo do governo estadual retorne ao município em breve

Paola Oliveira 

Teresópolis recebeu nesta terça-feira (11) o “Ônibus Lilás”, um veículo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que percorre vários municípios levando informação, prevenção e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O bairro de São Pedro foi o escolhido para receber o veículo do governo do estado e os atendimentos à população foram realizados na Praça Expedicionários, em frente ao Tiro de Guerra, entre às 10h e 15h.  O serviço contou com uma equipe com assistente social, psicóloga e advogada, que ficaram à disposição para esclarecer as dúvidas apresentadas pelas mulheres vítimas de violência e prestaram o atendimento necessário, feito de forma privada em salas fechadas sob sigilo, mantendo a privacidade e segurança das mulheres que ali foram atendidas.
Junto com o Ônibus Lilás também esteve presente a tradicional ação social da secretaria, que facilitou o acesso à cidadania com isenção da segunda via de vários documentos, como carteira de identidade, certidões de nascimento, casamento ou óbito, celebração de casamento ou união estável e averbação em certidões, além de declaração de hipossuficiência e para busca de certidões emitidas em outros estados. 
Em 2019, as ações sociais da secretaria com o Ônibus Lilás beneficiaram 18 municípios, totalizando 83 atendimentos e 161 orientações. Já neste início de ano foram beneficiadas cinco cidades: Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Porto Real, Quatis e Rio de Janeiro. Até o momento foram realizadas 818 emissões de segunda via de documentos com isenção de pagamento e 19 atendimentos de mulheres em situação de violência. O veículo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará nesta quarta-feira (12) em Petrópolis e na quinta (13) em Cordeiro e a promessa é que retorne a Teresópolis em breve. 
Nossa equipe tentou gravar com a secretaria municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, presente ao evento. A ideia era destacar a importância do serviço para a pasta e para as teresopolitanas. Porém, ela não atendeu a solicitação do jornal O Diário e Diário TV.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

AÇÃO DA PCERJ, PM E MP: Três presos em operação de combate ao tráfico no interior

Skatista de apenas 10 anos vai representar Teresópolis em competição nacional

Dinheiro da Educação foi usado para comprar diversos outros imóveis

Governo estadual altera regras para o e-commerce

SEDCON e PROCON-RJ divulgam monitoramento de preços da Black Friday

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE