O governador Cláudio Castro empossou, na sexta-feira (06), o novo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, para fortalecer as políticas de segurança do Estado e promover maior integração entre as Forças de Segurança. A cerimônia aconteceu no auditório da Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio. Ao lado do secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, Castro destacou os avanços da gestão anterior, como a modernização das delegacias e os investimentos em novas tecnologias. “Agradeço ao delegado Marcus Amim por todo o trabalho prestado na Polícia Civil e dou as boas-vindas a Felipe Curi, que terá a missão de intensificar o combate à criminalidade, promovendo uma maior união entre as Forças de Segurança em benefício da população fluminense”, afirmou Cláudio Castro.
Felipe Curi se destacou pela criação de uma força-tarefa, que prendeu mais de mil criminosos em operações contra milícias na Zona Oeste e na Baixada Fluminense. Ex-diretor dos departamentos de Homicídios e Polícia Especializada e ex-subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, ele também liderou ações de grande repercussão, como as prisões de Wellington da Silva Braga, o “Ecko”, Edmilson Gomes, conhecido como “Macaquinho”, e Rodrigo dos Santos, o “Latrell”. Ao longo de sua carreira, Curi acumula a prisão de mais de 5 mil criminosos.
“Minha gestão será focada no combate ao crime e cuidado com os nossos agentes. Estou atento às demandas dos nossos policiais e farei a interlocução entre os agentes e poderes Executivo e Legislativo, para o sucesso do trabalho. Na minha equipe, conto com pessoas absolutamente legitimadas na instituição com um projeto comum, de levar segurança para a população. Peço que não façam por mim, mas pela sociedade e por suas famílias. Somos clientes do serviço que prestamos”, disse o novo secretário de Polícia Civil.
Durante a cerimônia, Curi também empossou os delegados que vão compor a nova administração da Polícia Civil. A escolha foi estratégica, considerando a experiência e expertise de cada policial.