Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova destinação para veículos e peças apreendidas pela polícia

Projeto de lei aprovado pela Alerj modifica situação legal de bens em pátios públicos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (31), em discussão única, o projeto de lei 1.833/12, do deputado André Lazaroni (MDB), que cria diretrizes para a destinação final de veículos, peças e sucatas aprendidos pelas Polícias Civil e Militar. A nova norma terá efeito retroativo, incluindo os itens recolhidos antes de sua publicação. O objetivo é suprir a lacuna na legislação estadual. Por ter sofrido modificações durante a votação, a proposta ainda precisa ser votada em redação final pela Casa.
De acordo com o texto, o material apreendido poderá ser destruído somente após o laudo pericial do Instituto de Criminalística Carlos Eboli (ICCE), que descreverá o estado do veículo ou do material, com o valor venal. Caso não seja identificado o proprietário do item, o valor venal deverá ser medido com o peso de sucata, após a sua destruição. O texto também aborda as regras para realização dos leilões dos itens, entre elas, que a Comissão Permanente de Licitação da Polícia Civil realize o processo licitatório de escolha de leiloeiro público, que será responsável pelos leilões do material pelo prazo de, pelo menos, três anos. Os veículos e demais materiais poderão ser leiloados, desde que seja respeitado o prazo de 180 dias do auto de apreensão, salvo nos casos previstos na legislação estadual.
O policial responsável pela apreensão, seja administrativa, seja por produto de investigação criminal, deverá realizar o processo em até 30 dias, podendo responder administrativamente por falta grave, junto à Corregedoria Interna de Polícia. Os veículos, peças e sucatas recolhidos antes da vigência da lei deverão ter seu destino providenciado no prazo de 60 dias.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE