Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova política para empregar detentos e egressos de presídios

Decreto tem medidas para garantir mais oportunidades para esse público

O Decreto 9.450, que institui a Política Nacional de Trabalho no Âmbito do Sistema Prisional, foi publicado na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial da União. A política tem medidas para dar oportunidades de trabalho a presos e ex-detentos. O texto foi assinado na terça-feira (24) pela presidente da República interina, Cármen Lúcia.
A medida vale para contratação de serviços pela União, inclusive os de engenharia, com valor anual acima de R$ 330 mil. Os presos provisórios, em regime fechado, semiaberto e aberto estão incluídos na política. Além disso, os egressos – aqueles que já cumpriram pena e foram postos em liberdade – também podem ser contratados dentro da cota.
Para ter o direito de participar da iniciativa, os detentos devem ser autorizados pelo juiz de Execução Penal; ter cumprido, no mínimo, um sexto da pena; e comprovar aptidão, disciplina e responsabilidade. Os serviços previstos no decreto não incluem o emprego de presos ou egressos no canteiro de obras, apenas em serviços adjacentes à obra, como limpeza ou vigilância.
Deverão ser reservados aos presos ou egressos 3% das vagas quando o contrato demandar 200 funcionários ou menos; 4% das vagas, no caso de 201 a 500 funcionários; 5% das vagas, no caso de 501 a 1.000 funcionários; e 6% quando o contrato exigir a contratação de mais de 1.000 funcionários.

Tags

Compartilhe:

Edição 15/03/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

PARNASO anuncia evento de Abertura da Temporada de Montanhismo

Polícia encontra central de “gato net” em Teresópolis

Reforma da Escola Maçom Lino Oroña Lema chega à fase final

Redemocratização: há 40 anos, Sarney assumia a presidência do Brasil

Águas da Imperatriz oferece pontos de hidratação em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE