Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Nova promessa de abertura de leitos de UTI e pediátricos em Teresópolis

Projeto prevê ampliação do atendimento no Hospital Beneficência Portuguesa, com recursos estaduais e federais

Na tarde da última quarta-feira, 23, o Prefeito Vinicius Claussen fez uma visita ao Hospital da Beneficência Portuguesa de Teresópolis para conhecer detalhes do projeto de ampliação da unidade para abertura de novos 20 leitos UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 10 UTI pediátricas e outros 10 UTIs para adultos. O início das obras para construção das primeiras 10 UTI de adulto está previsto para março e a entrega da estrutura deve acontecer ainda em 2022. “A expansão do atendimento de alta complexidade do hospital está sendo possível pela garantia da Prefeitura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro de pactuação dos novos 20 leitos com a instituição. Por sua vez, a Bené, como é carinhosamente chamada, fará as obras de adequação dos espaços e construção dos leitos, com recursos garantidos junto à Caixa Econômica Federal, do programa específico de crédito para instituições filantrópicas, visando o fortalecimento do SUS. A Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, também reverterá R$ 5 milhões para a aquisição de equipamentos pelo hospital para a estruturação dos leitos”, informou a PMT, em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação.


A visita foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos, pelo diretor do Hospital da Beneficência Portuguesa, Paulo Ribeiro, e representantes da Caixa Econômica Federal. “Ter uma unidade infantil de referência é de total importância para a Saúde de Teresópolis. Os pais que tenham a necessidade de transferir seus filhos para unidades de terapia intensiva terão a tranquilidade de vê-los recebendo atendimento na cidade, podendo acompanhar de perto a evolução do tratamento. Nunca tivemos leitos de UTI pediátrica aqui”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Henrique Vasconcellos.

Muitas promessas
Importante destacar que, nos últimos meses, o próprio governo municipal fez dezenas de promessas de aberturas de leitos – principalmente para atender aos casos relacionados à Covid-19. Porém, a grande maioria dos anúncios não passou de publicações em redes sociais e, atualmente, o município conta apenas com cinco leitos de UTI e quatro de enfermaria. Assim, sempre que ocorre aumento pela procura para internações, os teresopolitanos precisam aguardar em locais com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) liberação de vaga em outro município, através do sistema de regulação do governo estadual.

Tags

Compartilhe:

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

‘Dia D’ de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 10

Prefeito de Teresópolis apresenta balanço de 100 dias de governo na Câmara de Vereadores

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE