Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novas regras para acesso aos estabelecimentos em Teresópolis

A Prefeitura informa as regras para acesso aos estabelecimentos a partir desta segunda-feira (8) no município de Teresópolis, segundo o decreto nº 5.305/2020. O cumprimento dessas regras está associado também à obediência de todas as regras sanitárias e de convivência para cada segmento, descritos no texto do decreto, indispensáveis para a emissão do Alvará COVID-19 ? segundo estágio.

A Prefeitura informa as regras para acesso aos estabelecimentos a partir desta segunda-feira (8) no município de Teresópolis, segundo o decreto nº 5.305/2020. O cumprimento dessas regras está associado também à obediência de todas as regras sanitárias e de convivência para cada segmento, descritos no texto do decreto, indispensáveis para a emissão do Alvará COVID-19 – segundo estágio.

Associado às medidas restritivas, Teresópolis implementará um Programa Estratégico de Testagem (PET), que também vai permitir à Secretaria de Saúde identificar suspeitos, recomendar a testagem e poder indicar o cuidado adequado de acordo com o quadro clínico do paciente, evitando assim o seu agravamento e o colapso ou adensamento do uso do sistema de saúde municipal. Mais detalhes sobre o Programa PET serão divulgados nas próximas horas pela gestão municipal.

A Prefeitura informou que "todas as medidas publicadas no Decreto foram apresentadas e tiveram anuência do Ministério Público e do Judiciário".

Exigência do CPF para acesso a comércio e serviços:

Atividades essenciais: necessária a apresentação de CPF para acesso aos estabelecimentos, exceto para acesso a farmácias, estabelecimentos de saúde e veterinários. Ex: mercados e construção civil.
Atividades permitidas: restrição por CPF para acesso a todos os estabelecimentos. Ex: concessionárias e lojas de roupas.
Atividades parcialmente permitidas: como os estabelecimentos já têm restrições estabelecidas por decreto, não haverá restrição de acesso por CPF. Ex: organizações religiosas, lanchonetes e feiras livres.
A escala dos colaboradores das empresas fica a critério do empregador, não sendo obrigatório o rodízio de CPFs.

Horários de funcionamento:

Atividades Essenciais: de 00h às 23h59;
Indústria e Construção Civil: de 06h às 16h;
Comércio Varejista e Serviços: de 11h às 17h;
Shopping Center e Centro Comercial: de 12h às 20h;
Restaurantes, bares e lanchonetes: 05h às 23h;
Feirarte, Espaço Mulher e Mercado Popular seguirão escala a ser definida pelo Executivo.
Emissão de autoavaliação de coronavírus de todos os colaboradores da empresa

Todos os estabelecimentos com permissão de atividade deverão requerer que seus colaboradores, empregados e prestadores de serviço preencham formulário de autoavaliação da COVID-19 que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O preenchimento deve ocorrer até o dia 12 de junho, via aplicativo Minha Saúde disponível para todas as plataformas (https://www.appminhasaude.com.br/).

As declarações que apontem para casos suspeitos serão monitoradas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), sendo avaliada a necessidade de isolamento e realização de testes individuais para a COVID-19, que serão providenciados pela Secretaria de Saúde.

Alvará COVID-19 segundo estágio

O documento de Alvará COVID-19 segundo estágio será disponibilizado até terça-feira (9) e as empresas terão até sexta-feira (12) para preencher, imprimir e fixar nos estabelecimentos. Para acesso às regras específicas para cada segmento, basta acessar o decreto: https://bit.ly/decret0-segunda-onda.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 13/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

12 de Janeiro de 2011, dia em que um morador do Espanhol ‘nasceu de novo’

Bombeiros localizam corpos de homens afogados em cachoeira de Teresópolis

Começa a circular o ônibus gratuito para Água Quente

Mais uma vítima fatal em acidente na Teresópolis-Friburgo

Campanha de Natal do Teresópolis Shopping bate recorde de participação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE