Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novidade em Teresópolis: restaurante temático Sinhá inaugura Vila Rural

Objetivo do projeto é resgatar a identidade rural do município

Juliana Ludwig

Foi inaugurado em Teresópolis o novo espaço temático no restaurante Sinhá, na Rua Carmela Dutra, em Agriões. A “Vila Rural” tem como objetivo levar as pessoas em uma viagem ao passado, com objetos, sons e lugares montados especialmente para os visitantes se sentirem em outro tempo. Além dos cenários lindíssimos e “instagramáveis”, o local também conta com excelente gastronomia, com pratos frios, quentes e sobremesas temáticas – justificando o título de “sabor da fazenda”.
A equipe do jornal O Diário e Diário TV esteve no restaurante para mostrar o novo atrativo turístico, espaços que mostram a importância da história e momentos que acabamos esquecendo no dia a dia por conta da correria. Conversamos com a proprietária do local, Ariane Oliveira, que nos contou com detalhes como surgiu essa ideia – que remete a sua história com seus familiares. Segundo ela, cada cantinho tem um significado muito importante para a construção da vila.

O local conta com os espaços temáticos como “hospitar das dor, xadrex, quitandinha, igrejinha, café da maria”, jardim e lago com peixes, com o máximo de referências familiares, deixando o espaço ainda mais convidativo

Vila Rural
A idealizadora e proprietária do estabelecimento falou um pouco sobre o bonito projeto: “A gente trouxe a ruralidade, o que temos de tão rico em nosso município, como água e agricultura, então precisávamos trazer o que é um pouquinho do interior para a cidade. Foi aí que criamos todas as casinhas e espaços temáticos pensados numa cidade como se ela tivesse parada no tempo”. Ariane destaca a ideia do novo ambiente, buscando que o visitante se sinta em outro tempo, resgatando memórias, descansando e, claro, aproveitando a gastronomia. O local conta com os espaços temáticos como “hospitar das dor, xadrex, quitandinha, igrejinha, café da maria”, jardim e lago com peixes, com o máximo de referências familiares, deixando o espaço ainda mais convidativo. Música de viola e barulho da natureza também fazem parte da experiência relaxante.

Casa da vovó
Na réplica da casa da vovó, 90% dos objetos e referências são da própria casa da avó da Ariane. Objetos que remetem a verdadeira viagem no tempo, como máquina de escrever, ferro de passar movido a carvão, chuveiro, sofá, utensílios de cozinha, moedor e filtro de água. O ambiente também conta com som temático de fazenda, em que faz a experiência ficar ainda mais imersiva. A proprietária destaca que muitas avós se identificam e ficam emocionadas quando visitam o local.
Uma curiosidade que o restaurante fez questão de tratar é o local do banheiro, fora de casa. “Os banheiros eram do lado de fora das residências, com um buraco onde as pessoas abaixavam e faziam as suas necessidades, uma coisa que não conseguimos imaginar hoje em dia”. Assim, não é só o restaurante que é temático, os banheiros foram pensados como “baias de cavalo”, rústicos e com elementos que também remetem a essa viagem ao passado, como vasos com cordinha e saboneteiras antigas.

Espaço kids e pet friendly
Além dos lugares que remetem a toda história, o restaurante temático conta com espaço kids e é pet friendly. Ou seja, a visita agrada todas as idades e públicos. Ariane destaca ainda que “O Sinhá não é um restaurante para você comer com pressa, a ideia do local é que você possa passar uma tarde, ter uma vivência sem a correria do dia a dia, é para curtir”.

Além dos lugares que remetem a toda história, o restaurante temático conta com espaço kids e é pet friendly

Gastronomia
O cardápio é bem variado, de terça a sexta tem opção a quilo ou Buffet; sábados, domingos e feriados somente buffet completo em que a pessoa pode se servir a vontade. São mais de 15 saladas, 34 pratos quentes, 15 sobremesas sem contar com os 16 tipos de lícores e cachaças também incluído no buffet livre.
A proprietária conta sobre os queridinhos da casa: “Temos a rabada com agrião e o que mais sai é a barriga pururuca. Aqui temos pratos tradicionais como purê de banana, angu, feijão tropeiro, entre outros”. Ou seja, pratos típicos e tradicionais da fazenda, com gostinho de casa de vó.

Localização
O Restaurante Sinhá está localizado na Rua Carmela Dutra, 45, em Agriões, com estacionamento gratuito. Funciona de terça a domingo com buffet de comida da fazenda das 11h30 às 15h. O telefone é o (21) 2742-7192 e o Instagram @sinhasabordafazenda.

Matéria na TV
Assista a matéria completa, com detalhes de cada local e entrevista com a proprietária, na programação da Diário TV (Canal 4.1 Speed Fiber em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo) ou no Youtube Diário TV Teresópolis pelo link abaixo.

Fotos: Juliana Ludwig – O Diário de Teresópolis

Edição 28/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Bancos não terão atendimento presencial ao público nesta quinta-feira

Dia do Desafio: Sesc Teresópolis promove atividades gratuitas

Moradores de Albuquerque continuam convivendo com lamaçal

Ladrão de residência tenta fugir da PM pulando em rio

Homem é preso por grave agressão à mulher na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE