Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novo Centro de Triagem Animal ocupará terreno de 6.000m²e terá mais de 800m² de área construída

O novo Centro de Triagem Animal (CTA) da Prefeitura de Teresópolis ocupará um terreno de 6.140m² e terá 839m² de área construída, com 12 canis (entre coletivos e individuais) e 6 gatis coletivos, com abrigos e solários e capacidade para até 80 animais, espaço para triagem, centro cirúrgico e área para atividades ao ar livre. A unidade será construída em terreno da Prefeitura, no bairro da Prata, onde antes funcionava a Escola Estadual Municipalizada Alice Saldanha. Interditado em 2011 e com os alunos realocados, o antigo prédio foi demolido para liberação do terreno.

O projeto arquitetônico conceitual foi apresentado nesta quinta-feira, 24/06, para avaliação do Prefeito Vinicius Claussen e da Primeira-dama Paula Schütte Claussen, apoiadora da causa animal. Prevista para começar em 2020, a obra não foi realizada devido à pandemia, e os procedimentos administrativos estão sendo retomados em 2022. Participaram da reunião o secretário de Obras, Ricardo Pereira, com a arquiteta Jéssica de Abreu, a secretária de Saúde, Clarissa Rippel, o secretário de Administração, Lucas Pacheco, e Jackson Muci, coordenador da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal). Também acompanharam o encontro as professoras Cristiane Corradini e Iara Schütte, representantes da Secretaria Municipal de Educação, e a defensora da causa animal Beatriz Osório.

“É mais um importante avanço das ações da gestão em prol da causa animal em Teresópolis e que será concretizado graças à emenda parlamentar do Deputado Federal Hugo Leal, que destinou R$ 2 milhões ao município para este fim específico. Com a aprovação do projeto conceitual, partiremos para as etapas de orçamento, planilha de custos e licitação para contratar a empresa que executará as obras. Neste período, vamos revitalizar o atual CTA, no Fischer, para continuar atendendo, da melhor forma, as demandas do município”, ressaltou o Prefeito Vinicius Claussen. “A proposta é resgatar os animais, tratá-los e colocá-los para doação responsável, para que o novo canil municipal não se transforme em um depósito de cães e gatos”, pontuou a Primeira-dama Paula Schütte Claussen.

Outro assunto tratado durante a reunião foi a entrega, prevista para agosto, da unidade móvel adquirida pela Prefeitura, por meio de licitação, para castrações volantes nos bairros das áreas urbana e rural. A adoção de um almanaque para conscientização de alunos da rede municipal de ensino sobre o respeito e a proteção aos animais e ao meio ambiente também foi abordada. O material está em fase de tiragem para distribuição nas escolas municipais.

“Avançamos bastante nas políticas públicas de proteção animal desde 2019. Instalamos a COPBEA, criamos o Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, implantamos o Código Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, desenvolvemos a plataforma ‘Adote um amor’ para incentivar a adoção responsável, colocamos em prática o programa gratuito de castração de cães e gatos. Tudo sempre envolvendo protetores e instituições ligados à causa animal, nossos valorosos parceiros nestas ações coletivas”, encerrou o Prefeito.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 16/08/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Policial civil denunciado por lavagem de dinheiro é preso no Rio

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Petrópolis x Teresópolis, a travessia mais bonita do Brasil