Teresópolis foi o terceiro município fluminense a receber o Encontro para o Desenvolvimento Regional, promovido na quarta-feira, dia 8, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais. Durante o evento, foram debatidos investimentos, vocações, oportunidades, gargalos e desafios, além da elaboração de agendas estratégicas para o desenvolvimento da Região Serrana.
– É sempre um privilégio percorrer o estado debatendo o desenvolvimento e encontrando caminhos para movimentar a economia nos municípios –afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, no Sesc Alpina, em Teresópolis.
Ainda segundo o secretário, o Rio de Janeiro vive um grande momento histórico e se reinventou.
– Somos o primeiro estado brasileiro a recuperar os empregos perdidos durante a pandemia, estamos batendo recordes de aberturas de empresas e atraindo cada vez mais investimentos – afirmou o secretário, que ainda anunciou a inauguração de uma agência do Resolve RJ no município.
No Encontro, foram realizadas palestras sobre desenvolvimento econômico e uma rodada de negócios do Compra RJ, com cinco grandes empresas âncoras (Rede Economia, Alterdata, Guapi Papéis, Só Tintas e Sumicity) e prefeituras. Estiveram presentes no evento representantes da Firjan, Sebrae e Fecomércio.
Este foi o terceiro Encontro realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O primeiro, realizado em novembro, aconteceu em Itaboraí e teve como foco o potencial de atração de investimentos e geração de empregos do Polo GasLub (antigo Comperj). O segundo foi realizado no último dia 2, em Macaé. Destinado aos nove municípios da Região Norte, o evento reuniu cerca de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais e empresários.