Diante do cenário de pandemia, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) precisou se reinventar para dar suporte aos seus professores no enfrentamento dos novos desafios colocados pelo atual contexto educacional. E um dos meios encontrados foi a organização de jornadas on-line, oferecendo programas de formação para uso de ferramentas digitais e aplicação de metodologias do ensino remoto e híbrido. O público-alvo do projeto abrangeu docentes em efetiva regência, coordenadores pedagógicos e gestores da rede pública estadual de ensino. Para o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, preparar os profissionais da rede para dominarem as ferramentas do ensino on-line é ampliar o alcance da educação para os jovens. “Muitos dos nossos educadores vinham trabalhando sem o apoio necessário para enfrentar o desafio do ensino remoto nessa situação emergencial. Com essa formação, em pouco tempo, teremos professores não só habilitados na área, como também motivados para criar novos projetos, aliando o seu conhecimento e a sua experiência em sala de aula às novas tecnologias”, disse.
A primeira Jornada da Educação aconteceu por meio da plataforma digital Google Classroom. Foram mais de 21 mil docentes inscritos, aulões com cerca de 24 mil visualizações e encerramento com 73% de concluintes. O programa foi dividido em três módulos: Ambientação, Exploração e Mergulho. Fizeram parte do conteúdo desses módulos a apresentação das plataformas digitais educacionais e dos principais recursos do Classroom, além de ações do Google Meet e a execução de tarefas no Google Documentos e Google Drive. Na segunda jornada, os encontros focaram a Educação On-line e o Ensino Híbrido. Foram colocadas as possíveis relações de aprendizagem para o pós-quarentena e a Recuperação de Estudos por meio do WhatsApp e Instagram, considerando cenários reais. Ainda na programação, conteúdos sobre Cidadania Digital, Tecnologias Assistivas e Acompanhamento e Monitoramento da Aprendizagem na Educação On-line.
Apoio necessário
Shirley Rodrigues é professora de Língua Inglesa da rede estadual há 22 anos e participou ativamente das Jornadas on-line. Ela, que recebeu e ministrou formação nos treinamentos, já usava a tecnologia em suas aulas antes do período de isolamento social. “Eu sou apaixonada pela tecnologia aplicada à educação, inclusive eu já usava alguns recursos nas aulas antes da pandemia. Claro que o cenário com a Covid-19 foi diferente porque eu precisei adaptar 100% do conteúdo para o modo remoto, mas o fato de estar acostumada com as ferramentas facilitou a minha atuação nas Jornadas on-line. No início de abril, os professores já estavam trabalhando com os alunos na ambientação da plataforma on-line. Nesses treinamentos, nós aprendemos e ensinamos aos colegas como usar as ferramentas necessárias. Nós formamos 21 mil profissionais nas Jornadas. Os professores se dedicaram muito para a montagem das aulas remotas, em um processo bem diferente do que é feito para o preparo das aulas presenciais”, explicou Shirley.
A Secretaria de Educação promove ainda, em parceria com o Instituto Singularidades, o projeto Trilha Formativa em Ensino Híbrido. A trilha é composta por sete cursos que auxiliarão os profissionais no uso e aplicação de ferramentas digitais na sala de aula. As aulas da primeira turma começam no dia 15 de janeiro. Até o dia 25 de fevereiro, serão montadas outras três turmas de inscritos. As aulas acontecerão até setembro. Abaixo, os períodos de inscrição e cursos oferecidos para novas turmas da Trilha Formativa. As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/trilhaensinohibrido.
CURSOS OFERECIDOS EM CADA TRILHA
– Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação;
– BNCC: Práticas e Culturas Digitais;
– Metodologias Ativas de Aprendizagem: princípios, práticas e tecnologias;
– Jogos e cultura digital na educação;
– Narrativas em vídeo na educação;
– Podcast e educação: a produção de mídia na escola;
– Narrativas gráficas para educadores.
– Períodos de inscrição próximas turmas :
TURMAS ABERTAS
– 2ª turma: Inscrições: até 27/01. Período do curso: de 01/02 a 02/08.
– 3ª turma: Inscrições: de 28/01 a 11/02. Período do curso: de 15/02 a 16/08.
– 4ª turma: Inscrições: de 12/02 a 25/02. Período do curso: de 01/03 a 01/09.