Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Novo serviço de ônibus executivo em Teresópolis

Objetivo é atrair usuários de carros de passseio para o transporte coletivo

O transporte coletivo de Teresópolis ganha a partir desta quarta-feira, 09, um novo serviço de ônibus executivo ligando os bairros do Alto e de Albuquerque. O serviço foi anunciado pelo Prefeito Vinicius Claussen e pelo diretor da empresa, Marcelo Augusto, no último dia 6 de julho, aniversário de 132 anos de Teresópolis, e tem como objetivo estimular o uso do transporte coletivo entre as pessoas que utilizam o carro de passeio diariamente para chegar ao centro. Os dois micro-ônibus que vão operar a linha possuem diferenciais de conforto como poltronas acolchoadas e reclináveis, no estilo dos ônibus de viagem, acessibilidade e ar condicionado.
Para o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, a implantação do serviço executivo de transporte segue uma iniciativa bem consolidada como opção ao carro particular na ligação entre cidades populosas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Estamos gradativamente melhorando a frota e buscando soluções que possam estimular o uso do transporte coletivo. Teresópolis hoje sente os efeitos do crescimento do número de veículos com congestionamentos diários e que atrapalham a própria frequência dos ônibus nos pontos”.
De acordo com dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Teresópolis possui uma frota total de pouco mais de 106 mil veículos, sendo 64 mil automóveis e 21 mil motocicletas. O último Censo 2022 apontou que a população da cidade aumentou 0,84%, porém, a quantidade de carros no município cresceu 44% nos últimos dez anos, percentual maior do que Petrópolis e Nova Friburgo, cidades vizinhas e mais populosas na Região Serrana, onde o número de automóveis cresceu, respectivamente, 33% e 32,5%.

Sem gratuidade

De acordo com o artigo 3º da Lei Municipal 2.132 de 11 de janeiro de 2002, ficam excluídos para cortesias e gratuidades os ônibus e microônibus com ar condicionado e os de “tipo especial”.

Como vai funcionar
Os ônibus executivos terão tarifa de R$ 7,50 e vão atender apenas passageiros pagantes. Eles circularão de segunda a sábado fazendo 24 viagens diárias. Não haverá redução dos horários dos ônibus convencionais de duas portas, que continuarão operando dentro da frequência regular para todos os passageiros, incluindo as pessoas com direito à gratuidade.

Novos horários e mais ônibus
Além da chegada do novo serviço, a Viação Dedo de Deus divulgou que vai colocar em circulação nas próximas semanas mais dez ônibus seminovos. No último mês, a empresa já tinha iniciado a operação de outros dez veículos recém-adquiridos, sendo cinco ônibus e cinco micro-ônibus. O número de viagens na cidade terá também mais uma ampliação, com novos 16 horários nas linhas Fazenda Ermitage x Alto e Fazenda Ermitage x Vale da Revolta. Na semana passada, a empresa já tinha implantado 27 viagens a mais na grade de horários, atendendo bairros como o Espanhol, Meudon e Várzea. Conforme divulgado, a viação já renovou parte da frota da cidade esse ano com 22 ônibus, e ampliou em 238 horários o número total de viagens desde o início de 2023, atendendo a uma solicitação da Prefeitura.

Edição 23/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia encontra plantação de maconha com direito a estufa em Teresópolis

Friaca: Pedra do Sino abaixo de zero!

Ladrão furta quase R$ 6 mil em medicamentos em Teresópolis

Novos radares começam a funcionar na Rio-Teresópolis x Além Paraíba

Ladrão deixa sítio às escuras no Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE