Maria Eduarda Maia
Marcello Medeiros
Na manhã desta quinta-feira (31), a comitiva da Prefeitura de Teresópolis visitou a obra da Escola Municipal Professora Acliméia de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, que segue em ritmo acelerado para que o cronograma planejado seja executado com sucesso, com pretensão de entregar unidade de ensino ainda esse ano à população e receber os alunos no próximo ano letivo.
A unidade de ensino, que está sendo reformada, reestruturada e ampliada, enfrentou sucessivos adiamentos na gestão anterior e a realocação de seus alunos, sendo necessária até uma modificação do projeto elaborado inicialmente. “Aqui passa um rio e anteriormente estavam o aterrando sem qualquer respeito ao curso d’água, podendo causar problemas. Foi por esse motivo que demorou, então nós fizemos as elevações necessárias”, declarou o prefeito Leonardo Vasconcellos, que também destacou que as obras estão sendo fiscalizadas regularmente e que todo o material utilizado é de primeira qualidade. Ainda segundo Leonardo, a escola foi encontrada por sua gestão com nem 20% dos serviços realizados depois de quatro anos de abandono. “Ano que vem as crianças vão ter onde estudar com tranquilidade”, frisou.
De acordo com o secretário de Fiscalização de Obras Públicas, Matheus Lauand, a obra conta com uma equipe completa, mobilizada e empenhada para entregar a unidade de ensino em meados de setembro. “Com os serviços, a escola estará completa, reformada, ampliada e com uma mobília nova. Teremos um ginásio poliesportivo coberto, 13 salas de aulas, laboratórios de informática, biblioteca, refeitório. Será uma escola que eu acredito que não será referência somente para o nosso município, mas sim para o estado do Rio de Janeiro”, disse Matheus.

Referência em tempo integral
Localizada no bairro mais populoso do município, a Escola Aclímeia, unidade que foi inicialmente idealizada pela gestão passada para ser a primeira escola pública bilíngue de Teresópolis, além de receber a reforma, contará com ensino integral, sendo de extrema importância para a população da região. “Essa escola sempre foi integral em um modelo passado. Agora, nós melhoramos esse projeto e vamos entregá-la com capacidade total de atendimento para as nossas crianças em tempo integral para que elas façam seis refeições por dia e cheguem em casa de banho tomado e com o lanche na mochila para a noite”, pontuou o prefeito.

Fiscalizações regulares
Para que obras e projetos realizados pela prefeitura sejam executados de acordo com o cronograma e não se alonguem por muito tempo, até por anos, a fiscalização é fundamental, como ressaltou o secretário da pasta que tem como responsabilidade esse papel, Matheus Lauand. “A gente vem implementando uma nova dinâmica das fiscalizações das obras. Também implementamos um checklist de controle, temos visitas diárias. Estamos acompanhando porque o prefeito nos orienta e nos cobra por uma qualidade diferenciada na execução das nossas obras”, explicou.
Além do cumprimento do cronograma estipulado, Matheus Lauand reforçou a importância de sua pasta para que o desperdício de material seja combatido. “Esse é o nosso foco e estamos diariamente combatendo isso. Sabemos das dificuldades e a gente vem tentando fazer mais com o menos preciso, fazendo de uma forma diferente e melhor”, comentou o secretário de Fiscalização de Obras Públicas.