Luiz Bandeira
Um dos principais cartões-postais de Teresópolis, a Feirarte — tradicionalmente conhecida como Feirinha do Alto — segue em processo de revitalização, com a promessa de transformar a Praça Higino da Silveira em um espaço ainda mais atrativo para moradores e turistas. O projeto, apresentado pela Prefeitura em março de 2022 aos cerca de 540 expositores, inclui novas construções como um pórtico de entrada, mercado orgânico e a nova praça de alimentação, essa já entregue. Também foram contempladas reformas no coreto e na antiga estação, que já começaram a dar nova identidade arquitetônica ao local. A previsão do governo estadual é concluir os serviços até o início do próximo ano, realizando ainda mudanças e investimentos solicitados pela atual gestão do município.

As melhorias já realizadas têm recebido atenção positiva da população. Nos dias sem a feira, o espaço é cada vez mais aproveitado: crianças brincam livremente, jovens andam de bicicleta, skate e patins, e a quadra poliesportiva costuma estar em uso constante. A revitalização está, assim, contribuindo para transformar a praça em um ponto de convivência além dos dias de feira. Contudo, alguns problemas persistem e têm gerado preocupação. Durante o período de chuvas intensas, foi constatada a ineficiência do sistema de drenagem de águas pluviais, o que tem causado alagamentos que afetam expositores e visitantes. Outro ponto crítico diz respeito aos totens de energia elétrica, instalados para fornecer luz e energia aos feirantes. Muitos foram mal posicionados, representando risco a pedestres quando a feira não está montada. Em alguns casos, os totens foram arrancados, deixando fiações expostas e aumentando o perigo.

Em entrevista recente à Diário TV, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Rodrigo Bacellar — que assumiu interinamente o governo do estado durante viagem do governador Cláudio Castro — garantiu o empenho do Estado na conclusão das obras. “Falta tão pouco. É um grande instrumento para a cidade, que impacta diretamente no turismo de Teresópolis. Pedi ao prefeito um alinhamento técnico para que possamos seguir com a execução e concluir em cerca de oito meses”, declarou o deputado. O prefeito Leonardo Vasconcelos também demonstrou confiança na conclusão da revitalização. “É uma obra que ainda tem etapas a cumprir. Pedi apoio ao governador, que prontamente se mostrou sensível à situação e já tomou providências, mesmo de viagem”, afirmou.
A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro segue com a previsão de entrega da revitalização total em até oito meses. Enquanto isso, expositores e frequentadores da feira seguem aguardando pelas melhorias necessárias, reconhecendo os avanços, mas atentos aos problemas que ainda exigem solução.
