Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Obras na igreja de Santa Teresa entram em nova etapa

Grande templo católico da Várzea completa 80 anos de existência. Expectativa é que praça também seja revitalizada

Através da sua página na rede social Facebook, a Paróquia de Santa Teresa D´Ávila, principal templo católico da Várzea e um dos mais importantes do município, divulgou atualização sobre as obras de restauração que tiveram início em fevereiro passado. “As obras de restauro da Igreja Matriz continuam a surpreender com belíssimas descobertas. Os altares laterais já apresentam cores vivas, a delicadeza de pequenas pinturas e rico douramento. O restauro, teve início em fevereiro deste ano. As obras seguem agora no arco do altar e nas colunas que sustentam a Matriz”, informa. A paróquia, que acabou de completar 80 anos de existência no município, não está realizando missas e outros tradicionais ritos por recomendação da Diocese de Petrópolis devido a preocupação se evitar aglomerações diante do quadro de pandemia do novo coronavírus.


A reportagem do jornal O Diário e Diário TV registrou o início do trabalho de reforma do imponente templo, em fevereiro. Na ocasião, o Padre Jorge falou sobre a necessidade de intervenções e explicou a obra realizada na escada, que naquele momento chamava bastante atenção. “Nessa entrada estamos fazendo o que nos pediram, acessibilidade para as pessoas e melhoria nas escadas que estão defeituosas. Uma estrutura que vai atender melhor os nossos fiéis e visitantes”, justificou.
Construída sobre primitiva capela erguida em 1855, a igreja de Santa Teresa foi inaugurada oitenta anos atrás, em 28 de janeiro de 1940. Dezessete anos depois, em 1957, o prédio perdeu a característica rústica da cor de cimento ganhando as cores que passou a ter desde então. "É uma construção quase centenária, que resiste bem ao tempo, mas precisa de reparos e adaptações", lembrou o padre, que também fez várias obras e transformações na igreja de Santo Antônio, no Alto, onde foi pároco por bom tempo, e agora faz o mesmo na igreja que assumiu no início de 2020.
Tanto no interior quanto na parte externa, as colunas e paredes do templo estavam sofrendo com infiltrações provenientes do entupimento dos canos vindos do telhado e como consequência, a estrutura apresenta rachaduras e pintura desgastada. Por isso, as paredes foram rebocadas para receber nova pintura e aos poucos a igreja está sendo restaurada para o tão esperado dia 29 de dezembro do próximo ano, quando a Paróquia de Santa Teresa irá comemorar oficialmente os seus 80 anos. “Com o tempo, a construção foi ficando desgastada e precisando de cuidados. Então isso que nós estamos fazendo, a restauração da nossa belíssima igreja, pelos 80 anos de sua construção e para a grande festa do ano que vem”, conta. 
Além da reforma, o padre tem investido no cuidado da limpeza dos altares laterais, que depois de limpos, já revelam a beleza que estava escondida. E aos poucos, de detalhe em detalhe, a igreja vai se transformando. “Eu conto com cada um de Teresópolis. Quantas pessoas se casaram nessa igreja? Quantos foram batizados aqui ou fizeram comunhão? Então vamos juntos restaurar a nossa igreja, a nossa matriz”, conclama, propondo um grande desafio aos teresopolitanos, a recuperação do coração da cidade.

Projeto para a praça
Além da catedral, o padre confessa que o seu plano futuro não se limita às demarcações do templo. “O nosso desafio é depois embelezar com o poder público, com a ajuda dos comércios e empresários, toda a praça de Santa Teresa, que tem que ser a mais bonita do mundo”. O bem-estar dos fiéis também vem sendo priorizado. “Toda essa obra de restauração da nossa igreja é para oferecer o melhor conforto para os nossos fiéis e também para os turistas, que antes vinham aqui e a igreja estava fechada, feia, caindo reboco”.
“Muitos estão curiosos para saber o resultado final. Essa é a intenção, despertar curiosidade, dos fiéis e da população”. Padre Jorge também mudou o horário de funcionamento da igreja. Antes, a sede da paróquia ficava fechada nos horários em que não estavam sendo realizadas missas, agora está de portas abertas o dia todo com diversas atividades religiosas.  

Importância do templo
A Igreja matriz da Paróquia de Santa Teresa, a igreja é considerada espiritualmente pelos os moradores do município, mas também representa história para os turistas e visitantes. “Aqui também é considerado um ponto turístico. É um ponto da cidade que muitas pessoas vêm para tirarem fotografias ou conhecer a história local. Depois, nós vamos fazer um catálogo informando quais os artistas que fizeram os vitrais e qual a moldura para ser um ponto de visitação”, completa, lembrando que “onde Deus está, todas as coisas boas acontecem. O zelo pela casa do meu Pai me consome”.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Saiba como solicitar a segunda via da Carteira de Identidade

Armado com faca, homem tenta roubar casa de idosa de 80 anos

Dengue: sobre para quatro o número de óbitos em Teresópolis

Mulher presa vendendo cocaína no Rosário

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE