Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Observação de aves é aposta para impulsionar o ecoturismo em Teresópolis

Toca da Cigarra pode se tornar novo polo de birdwatching na zona urbana do município

A Secretaria de Turismo de Teresópolis, cumprindo a sua função de ajudar o desenvolvimento e a diversificação dos atrativos turísticos da cidade, realizou no início deste ano sua primeira visita técnica à Toca da Cigarra. Durante a visita, um detalhe chamou atenção: a grande variedade de cantos de aves que ecoavam por entre a vegetação do entorno. A experiência foi tão marcante que levantou a possibilidade de implantação do birdwatching como mais um segmento turístico para o local. A partir daí, os responsáveis pelo espaço decidiram avançar com a ideia e convidaram profissionais especializados para uma avaliação mais detalhada do potencial da área.
No dia 15 de maio, a convite dos administradores, o biólogo Ricardo Mello e a gestora ambiental Bruna Maia realizaram uma visita técnica ao local. O objetivo foi avaliar o potencial da área para a atividade, que vem crescendo cada vez mais no Brasil. “A Toca da Cigarra apresenta características promissoras para o desenvolvimento do turismo de observação de aves. Em apenas uma hora de visita, foi possível observar uma diversidade considerável de espécies, atraídas pela vegetação nativa e ornamental da área”, explica Ricardo, que também é diretor técnico da Defesa Civil de Teresópolis, consultor ambiental e fotógrafo de vida silvestre, tendo grande experiência no tema durante o período que esteve na direção do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.
Durante a vistoria foi possível observar espécies como a lavadeira-mascarada, beija-flor-de-fronte-violeta, sanhaço-de-encontro-amarelo, asa-branca, maitaca, periquito-rico, sanhaço-cinzento, pica-pau-do-campo e até algumas aves de rapina planando ao alto. “As espécies identificadas em apenas uma hora de visita já indicam uma riqueza considerável, o que reforça a importância do local para o turismo de natureza. No entanto, para um levantamento mais preciso, serão necessárias visitas em diferentes horários e condições, incluindo o período noturno, quando espécies mais discretas podem aparecer”, complementa Bruna, que também atua na Secretaria de Turismo e desenvolve projetos de conservação da fauna e educação ambiental.

Bruna Maia, Gestora Ambiental e Ricardo Mello, Biólogo que já esteve à frente do PNMMT. Foto: AsComPMT

Mais sobre a atividade
O birdwatching, ou observação de aves, é uma atividade de lazer que vem ganhando espaço no cenário do turismo ecológico, e pode ser feita a olho nu, com binóculos, telescópios ou câmeras fotográficas. Além de promover o contato com a natureza, também estimula a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável — fatores que contribuem diretamente para o fortalecimento do turismo em Teresópolis.

O bonito espaço
A Toca da Cigarra, localizada no Parque do Imbuí, une história, cultura, gastronomia e, agora, pode somar à sua proposta mais uma experiência: a conexão direta com a biodiversidade da região. Com um casarão de quase 300 anos, o espaço abriga a primeira sala de torra de café de Teresópolis, além de oferecer um café colonial que encanta os visitantes. A proposta dos administradores vai além do turismo tradicional, e os empreendimentos comerciais no local ajudam a financiar projetos sociais voltados para educação, inclusão e acolhimento. A chegada do birdwatching reforça a vocação da Toca da Cigarra como um destino transformador — onde história, sabores e natureza se encontram em perfeita harmonia.


Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ampliação da rodovia BR-116 em áreas ocupadas gera discussão e preocupação

Fim de semana com muitos eventos em Teresópolis

Ancelotti na Seleção pode mostrar Teresópolis para o mundo

Montanhista teresopolitano guia trilhas na Patagônia

Primeiro Fórum da Saúde Mental de Teresópolis lota o Teatro Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE