Maria Eduarda Maia
O Ônibus Lilás, projeto itinerante do Governo do Estado que leva acolhimento, orientação e serviços especializados para as mulheres, fez uma parada especial em Teresópolis nesta quarta-feira (12), na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, oferecendo gratuitamente atendimento social, jurídico e de saúde, além de ações voltadas à promoção dos direitos humanos e à prevenção da violência contra a mulher.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ), o Ônibus Lilás integra a política pública de enfrentamento à violência de gênero, promovendo cidadania, informação e fortalecimento da rede de proteção à mulher. “Este é um equipamento que garante atendimento multidisciplinar, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas para todas as cidades do estado. É um serviço realizado pela Secretária do Estado, mas que só se efetiva na sua integralidade junto com os municípios”, destacou a superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria de Estado da Mulher, Giulia Luz, em entrevista ao Diário.

O objetivo da ação, que contou com a parceira da Prefeitura de Teresópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher e de Saúde, é garantir que os serviços estejam facilitados para as mulheres. “Dessa forma, as mulheres podem acessar vários programas que são fundamentais, sendo garantido também o acesso à cidadania e para que elas estejam livres de violências”, declarou Giulia, destacando ainda que a unidade móvel e os outros serviços garantem um atendimento em rede.
Serviços oferecidos
Durante o evento, foram oferecidas orientações jurídicas e sociais, informações sobre prevenção à violência doméstica, encaminhamentos para serviços especializados e atendimento de saúde e assistência social. Serviços como música e violão, limpeza de pele, aula de alongamento e trancista foram oferecidos pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, foram disponibilizados atendimentos e orientações com os alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem. As equipes da Secretaria de Saúde também estiveram no local com um ponto para aferição de pressão arterial, glicemia e triagem para regulação de exames.
A ação também contou com o apoio de instituições como Fundação Leão XIII, DETRAN-RJ, CEDAE, Defensoria Pública do Estado, OAB Mulher, entre outros órgãos da rede de apoio local.

Importância para o município
Para a secretária municipal dos Direitos da Mulher, Kátia Borges, a passagem do Ônibus Lilás em Teresópolis depois de 10 anos é fundamental para o fortalecimento da rede de apoio na cidade. “Ele é uma referência para nós. Além de disponibilizar os serviços, essa também é uma forma de acolher as mulheres vítimas de violência, que muitas vezes acabam tendo vergonha. Aqui, elas têm oportunidade de participar de serviços e falar com a gente sobre a violência que sofre”, pontuou Kátia, destacando ainda o papel atuante da secretaria dos Direitos da Mulher no município. “São várias secretarias envolvidas, trazendo a parceria em benefício da população. São sete CRAS que temos aqui, com oficineiras e vários atendimentos que realizamos. A união faz a força em benefício do povo”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria das Graças Granito.











