Mais novidades no transporte público municipal. Esta semana, seis novos ônibus e um micro-ônibus passam a reforçar a frota das empresas Dedo de Deus e 1º de Março, responsáveis pela operação do sistema de transporte coletivo urbano. Com essa nova entrega, já são 20 novos veículos incorporados ao serviço, sendo 15 deles zero quilômetro – configurando a maior renovação de frota da cidade na última década. Com um investimento que já ultrapassa os R$ 16 milhões por parte das empresas concessionárias, a iniciativa integra a segunda fase do programa ‘Vai de Ônibus’, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Nesta etapa, os novos veículos passam a atender linhas que circulam pelos bairros Beira Linha, Fazenda Ermitage, Caleme, 40 Casas, Soberbo, Albuquerque, Granja Guarani e Álvaro Paná. Desde o início do processo, já foram beneficiadas regiões como Meudon, Barra, Vale da Revolta, Fonte Santa, Ermitage, Jardim Meudon, Fischer, Parque Ingá, Quinta Lebrão, Alto, Tijuca e Rosário.
Todos os novos veículos são 100% acessíveis, com elevadores semiautomáticos e assentos adaptados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos. Além disso, contam com poltronas semirrodoviárias e motores padrão Euro 6, que reduzem em até 85% a emissão de poluentes.

Criador do projeto ‘Vai de Ônibus’, o prefeito Leonardo Vasconcellos afirmou que a melhoria do transporte público é uma das prioridades do seu governo: “Qualificar e incentivar o uso do transporte público é uma das bandeiras do nosso governo. Criamos o programa “Vai de Ônibus”, que tem o Domingão Tarifa Zero, que já conduziu milhares de pessoas no primeiro semestre de forma gratuita. Abaixamos o valor da passagem para R$ 4,90 e agora o objetivo é renovar e modernizar a qualidade dos ônibus para melhorar ainda mais o serviço para a população – afirmou o prefeito.
O diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto, comemora os avanços. “Desde 2021 falamos da necessidade de reequilíbrio econômico do sistema de transporte para que ele voltasse a ter qualidade e capacidade de investimento. No início desse ano, com a nova política de mobilidade adotada pelo governo municipal, avançamos nessa agenda e ainda temos muitas melhorias em andamento”, destacou.