Maria Eduarda Maia
A motocicleta é um veículo que possui diversas vantagens, como uma maior economia de tempo e combustível, menor custo de manutenção e uma maior agilidade em meio ao trânsito que cada vez fica mais desordenado. Diante disso, o número de adeptos a esse tipo de veículo tem aumentado de maneira exponencial para diversos serviços. E, assim como qualquer outro, necessita estar regularizado e ser utilizado dentro que prevê a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entretanto, é grande o número de pessoas que desrespeitam as normas no trânsito.
Dessa forma, visando coibir a circulação de veículos em situação irregular e garantir a segurança e ordem nas vias, a Guarda Civil Municipal realiza com frequência operações nas zonas urbana e rural. Nas últimas, realizadas em Vargem Grande e Santa Rosa, no Terceiro Distrito, foram apreendidas três motos por estarem adulteradas, com seus escapamentos abertos. Este tipo de infração gera grande desconforto àqueles que se encontram nas proximidades das vias. Os veículos foram encaminhados ao depósito público municipal.



O que diz a lei
Flagrantes de escapamento de motos abertos ou alterados se enquadram em uma infração de trânsito grave no Brasil. A multa é de R$ 195,23, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). São adicionados cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. O veículo pode ser retido para regularização, ou seja, o condutor precisa substituir o escapamento por um modelo dentro das normas legais para poder circular novamente.