A operação ‘Caça Fio’, uma iniciativa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, segue com a retirada de fios e cabos obsoletos dos postes de ruas e avenidas no Centro da cidade e na Tijuca. O cronograma é atender todos os bairros com a ação, que visa trazer mais segurança para todos que circulam nas vias públicas. A operação conta com a parceria de operadoras de internet na remoção do material obsoleto.
Nesta quarta (3), o serviço de retirada de fios e cabos obsoletos foi feito em postes da Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea. Atuaram no mutirão equipes da ATI Internet, Gigalink, Vivo, NGT (nuvem), Giga+, Claro, Alta Rede, Ello Fibra e Speed Fiber. Recentemente, o trabalho foi executado na Avenida Delfim Moreira, também com o apoio das empresas parceiras.
A Operação
Por determinação do Prefeito Leonardo Vasconcellos, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade iniciou, em fevereiro, a Operação Caça Fio. O objetivo é retirar cabos de telefonia, de energia elétrica e de internet instalados desordenadamente nos postes, causando poluição visual e oferecendo risco à segurança e à mobilidade de quem circula pelas vias públicas.
A operação começou pela Calçada da Fama, no centro da cidade, e se estenderá pelos bairros. A retirada dos cabos e fios obsoletos e as novas instalações feitas da maneira correta irão contribuir para a melhoria da qualidade do serviço de internet prestado no município e manter na cidade somente as operadoras legalizadas.
