Marcello Medeiros
O Natal é único, é uma época que representa, além todo o simbolismo religioso, logicamente, solidariedade, compreensão e esperança de dias melhores. Mas, quando se está em uma situação financeira complicada, mesmo a valorosa fé pode não ser suficiente para clarear os pensamentos e acreditar em um futuro melhor. Imagine, por exemplo, chegar nessa importante data e não poder oferecer uma ceia para sua família? Tendo como foco promover um fim de ano mais digno para quem hoje se encontra em situação de vulnerabilidade social, um grupo de teresopolitanos tem organizado, há oito anos, a ‘Operação Ceia de Natal’, que consiste em arrecadar fundos para montar e distribuir ceias prontas para famílias do município. Em 2025, a meta é contemplar mais 10 mil pessoas e, para isso, é necessário que a população faça sua parte.

“Esse projeto começou em 2017, em um homem que a cidade vivia uma calamidade financeira. Aí criamos a ‘Operação Ceia de Natal’ para ajudar pessoas que naquele ano não teriam condições de ter uma ceia de Natal. Tivemos a ideia de proporcionar não somente o alimento, que é muito importante logicamente, como as cestas básicas, mas entregar ceias prontas. Nosso bordão é ‘Um Natal mais digno e com menos fome’. Assim, combatemos não só a fome, mas contribuímos com a dignidade de famílias que não teriam como passar esse momento especial com uma ceia farta”, relata o organizador Azra El Akbhar.
Para que esse momento especial saia do papel, é necessária a contribuição da sociedade. Nos últimos anos, foram centenas de parcerias e doações. “Tem uma série de empresários, de pessoas físicas, de amigos que fazem doações. Aí chega no dia 23, na parceria com a prefeitura para a montagem das ceias no Ginásio Pedrão, entram os voluntários para ajudar nessa montagem… Tem frango assado, arroz, panetone, refrigerante e até um brinquedo para cada criança do grupo familiar”, conta Azra, citando os impressionantes números alcançados nessa bonita história: “A gente já passou de 80 mil pessoas atendidas e, esse ano, queremos ajudar mais 10 mil pessoas. Temos essa meta porque é o número de pessoas que conseguimos cadastrar, pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e que é extremamente importante que recebam essas ceais”.

Como ajudar
Você pode contribuir com a ‘Operação Ceia de Natal’ de duas maneiras, enviando qualquer valor para somar na compra dos produtos que serão utilizados para manter as ceias e/ou ajudando na montagem delas no dia 23 ou ainda no dia 24, na distribuição. O telefone para mais informações é o mesmo do PIX da campanha: 21 99946-2326. “O Natal é mágico para todo mundo que acredita em Deus, em Jesus; tem um significado muito maior, é o momento de celebração dos cristãos e também familiar. E entendemos que para as pessoas que passaram um ano um pouco mais difícil, dar essa contribuição é fundamental para que seja um Natal com mais amor”, reforça Azra.










