Policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) realizaram, nesta segunda-feira (12/06), uma ação contra manobristas que atuavam na Fonte da Saudade, Zona Sul do Rio, nas proximidades do centro de atendimento do Consulado dos Estados Unidos. Seis pessoas foram presas em flagrante na operação que contou com o apoio de guardas municipais.
Entre os detidos, estão o dono e o gerente de uma empresa de manobristas, que responderão pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso e crime contra as relações de consumo. Além deles, mais quatro guardadores de veículos foram presos pela contravenção de exercício ilegal de profissão.
A ação teve como objetivo reprimir atuação ilegal de empresas de flanelinhas. Informações de inteligência indicavam que essas pessoas estavam cobrando ilegalmente o valor abusivo de R$ 50 para estacionar os veículos em espaço público, principalmente em lugares proibidos. Como trajavam coletes e utilizavam rádios de comunicação, davam a impressão ao público de que eram regulamentados.
Os agentes da Deat descobriram ainda que os flanelinhas, ilegalmente, apresentavam aos clientes talões numerados com o endereço do centro de atendimento do Consulado. O dono da empresa estava sendo investigado e teria alugado uma loja localizada próximo dali, na Rua Humaitá, para servir de fachada para organização dos serviços dos guardadores do grupo.