A operação de limpeza e desassoreamento de rios e galerias em áreas urbanas e rurais de Teresópolis está em andamento. Nesta terça-feira (07), uma das máquinas do programa estadual “Limpa Rio”, iniciou o trabalho de retirada de detritos e desassoreamento no rio Paquequer, no extravasor da Barra, no trecho da Avenida Presidente Roosevelt. O lançamento das ações ocorreu na segunda-feira, na área da antiga Sudamtex, e contou com a presença do Prefeito Leonardo Vasconcellos, da vice-prefeita Afaf Ribeiro, de secretários municipais e de vereadores. Representando o governo estadual, o Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Renato Jordão Bussiere, participou do evento e apresentou o maquinário destinado ao município.
Com um total de 12 máquinas e 10 caminhões disponibilizados pelo governo do estado, as ações do “Limpa Rio” visam reduzir os impactos das chuvas de verão em Teresópolis. Segundo o Prefeito Leonardo Vasconcellos, o apoio estadual foi articulado ainda no período de transição de governo. Os serviços de desassoreamento começaram em duas frentes: no centro da cidade, no Rio Paquequer, e no interior, em Bonsucesso. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Coronel Maia, a operação utiliza oito retroescavadeiras e 10 caminhões na área urbana, enquanto o interior conta com o reforço de quatro máquinas.
Limpeza de espaços públicos
As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos continuam realizando atividades de manutenção em várias frentes distribuídas pelos bairros da cidade. Serviços como varrição, capina, roçada, poda e a desobstrução dos bueiros constituem um serviço fundamental da Prefeitura e são parte das atividades diárias, mantendo a conservação e o cuidado das vias públicas. Além disso, há uma programação já estabelecida na secretaria, pela qual os servidores percorrem os bairros para fazer os trabalhos de manutenção.