Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Padrão Águias distribui mudas de árvores

Ato marca chegada da Primavera e mostra sucesso de projeto ambiental

Marcello Medeiros

A organização Padrão Águias da Aventura Objetiva deu mais um belo exemplo de cidadania a ser seguido pelos teresopolitanos. Sob o comando do seu idealizador, Cleiton Pimentel, na manhã do último domingo (23), o primeiro da Primavera e em homenagem ao mês da árvore, integrantes expedicionistas, técnicos em meio ambiente, biólogos e convidados percorreram a famosa Feirinha do Alto para entregar mudas de árvores nativas e alguns exemplares de pomar produzidas nas incubadoras do projeto Banco de Mudas. Quem passou pelo local recebeu das mãos da equipe um folder explicativo sobre o empreendimento de Educação Ambiental e uma muda de árvore de sua preferência.
O público presente se encantou com a proposta e parabenizou a iniciativa da instituição, criada em 1985 em Teresópolis. Foram distribuídas 250 mudas de árvores nativas e árvores frutíferas de pomar, tais como: Paineira Rosa, Ipê Amarelo, Urucum, Fruta do Conde, Nêspera Amarela e Amora. Logo nas primeiras horas do dia, vários turistas e feirantes puderam conversar com as equipes dos Águias que se distribuíram em todos os espaços do comércio e atrativo turístico.
O Projeto Banco de Mudas é uma iniciativa do Padrão Águias da Aventura Objetiva para atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas e plantadas em copinhos plásticos reutilizados. “Em consequência, a Instituição também alia à produção de mudas na alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno. A maior parte desses copinhos são descartados inadequadamente em vias públicas e causam entupimentos em bueiros, causando alagamentos, além de permanecerem por muitos anos no meio ambiente”, destaca Pimentel.

500 mil mudas
A produção de mudas de árvores e outras plantas possibilita a geração de renda para pessoas, grupos e instituições para a sua manutenção, além de potencializar o plantio de árvores. Recentemente, em dezembro/2017, a Agência Nacional de Águas (ANA), outorgou certificado do Prêmio 2017, citando as iniciativas do Projeto como contribuição para o fortalecimento de boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria de Organizações Civis. Tal Prêmio visa o reconhecimento de ações e iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura preservacionista e cuidadora dos recursos hídricos no país, além de incentivar boas práticas na gestão das águas.
Pessoas, empresas e autoridades públicas apoiam as iniciativas sustentáveis do Banco de Mudas. O projeto já produziu cerca de 10 mil árvores e possibilitou o recolhimento de cerca de 500 mil copinhos, além de ter mobilizado comunidades acadêmicas científicas, autoridades públicas, empresas responsáveis, grupos organizados, instituições religiosas, pessoas e comunidades. “No cumprimento de atitudes de responsabilidade com o Planeta o Padrão Águias está sempre inovando em ações de educação ambiental incentivando e mostrando como se faz acontecer a partir de compromisso com a qualidade de vida de todos”, enfatiza Pimentel.
A apoiadora Jaciara Santos, Gestora Ambiental, responsável pela gestão do projeto destaca a dimensão alcançada através de um trabalho organizado que mostra resultados. Jaciara é o destaque de estrutura cidadã ao encampar a sua família para abraçarem os ideais da instituição, demonstrando aos seus filhos a identidade do bom exemplo.
“A comemoração ao Dia da Árvore e a chegada da Primavera são um chamamento público para a sensibilização humana sobre a importância de se preservar a integridade do clima e a proteção de mananciais. É de extrema importância de se adotar uma postura responsável diante das necessidades humanas reduzindo sensivelmente o consumo desnecessário e destinando corretamente os resíduos sólidos, como é o caso dos copinhos de plástico, que se tornam um grande problema quando são desprezados no meio ambiente. O Mestre finaliza observando que muitas iniciativas custam apenas a tomada de atitudes e valores que devem ser cultivados numa sociedade artificialista, consumista e muitas vezes alienadas da essência da vida”, finaliza o Mestre dos Águias. Para saber mais sobre o projeto e como conseguir as mudas a dica é conhecer a sede da ONG, na Avenida Delfim Moreira, 604, sala 202, no Centro. Os telefones para contato são 2743-6334  e (21) 99687-5634 (WhatsApp).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE