Realizada na noite desta quinta-feira (23), na Prefeitura de Teresópolis, a palestra de André Português, ex-prefeito de Miguel Pereira, apresentou a experiência de empreendedorismo na gestão pública para uma plateia formada por secretários e subsecretários municipais, servidores públicos, vereadores e convidados.

Atual presidente da autarquia Miguel Pereira Tur, o político, que projetou o seu município no cenário turístico no estado do Rio de Janeiro, foi recebido pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos, em seu gabinete, junto com o Vice-prefeito de Miguel Pereira, Dr. Vitor Hugo. Participaram do encontro os secretários municipais de Governo e Coordenação, André Muniz, e de Controle Interno, Gusmar Jr., e os vereadores Luciano Santos (presidente da Câmara Municipal) e Bruninho Almeida.

Em seguida, ele palestrou sobre o tema ‘Sonhar e Realizar Parceria Público-Privada’, defendendo o empreendedorismo público e a parceria com o setor privado como principais aliados para o desenvolvimento e a transformação da realidade dos municípios. “Um dos segredos da nossa gestão foi a parceria público-privada. O gestor deve entender que a Prefeitura é uma empresa que tem que dar resultado. Para isso, devemos atrair os empresários, tirando a burocracia da máquina pública. São eles que vão gerar novos empregos e aquecer a economia, dinheiro que é transformado em serviços básicos na saúde, na educação e no social para a população”, pontuou André Português.
A troca de experiências entre municípios foi valorizada pelos participantes da palestra. “Devemos modernizar a forma de fazer gestão, com uma mentalidade focada no futuro”, opinou o secretário de Governo, André Muniz. “A estratégia de unir o público e o privado transformou o desenvolvimento de Miguel Pereira. Um case de sucesso que podemos implementar no nosso município”, opinou a secretária de Turismo, Nina Benedito. “Fundamental esse contato com lideranças que têm experiências exitosas para compartilhar”, concluiu a Vice-Prefeita, Dra. Afaf Ribeiro. Também acompanhou a palestra o vereador Marcos Rangel.









