Maria Eduarda Maia
Teresópolis é reconhecida por suas deslumbrantes belezas naturais, encantando seus moradores e visitantes por suas lindas paisagens e cadeias montanhosas, sendo assim a Capital Nacional do Montanhismo. E grande parte dessas belezas está localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o PARNASO, que será palco do YVY – o primeiro Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis, entre os dias 15 a 18 de maio.
A palavra “Yvy” significa terra em Tupi, mas vai muito além do simples significado literal: representa a relação sagrada entre o ser humano e a terra e o respeito pela natureza. “O público pode esperar muitos filmes de excelente qualidade. Recebemos inscrições de mais de 200 filmes, de 21 países diferentes e de todas as regiões do Brasil”, explicou o diretor geral do festival, Rafael Reis.
No evento, serão exibidos cinco longas-metragens, com obras que dialogam com temas ambientais e a relação do ser humano com as montanhas; sete curtas internacionais, com produções que revelam perspectivas globais sobre a natureza; 16 curtas nacionais, enaltecendo o talento brasileiro. Além disso, também terá a categoria Mostra da Terra, evidenciando as habilidades e a criatividade dos estudantes de Teresópolis por meio da apresentação de seis filmes produzidos em escolas locais (George March, Grandini e Serrano). Nesta categoria, o melhor filme não só será agraciado com um troféu, mas também premiado com uma experiência única: uma manhã de rapel na Pedra da Tartaruga para cinco pessoas, guiada por Willian Esteves – guia especialista em montanhismo, rapel e imagens aéreas da região.
Como nasceu o projeto
A ideia para o surgimento do festival começou quando Rafael produziu um documentário na região de Teresópolis, mostrando a beleza da cidade, o “Explorando as Alturas”. “A partir disso, pensei que encaixaria muito bem esse tipo de festival aqui. A cidade é a Capital Nacional do Montanhismo e o PARNASO é a terceira unidade de conservação mais antiga do país, não tendo lugar melhor no Brasil para fazer um evento dessa magnitude e com esse tema”, explicou Rafael Reis, destacando que não está sozinho nesta ação, tendo ao seu lado outros organizadores que abraçaram a ideia.
Objetivos e impacto
O YVY Festival tem como missão fomentar o cinema ambiental e de montanhas, incentivando produções que abordem a sustentabilidade e a preservação da natureza. “A gente pretende atingir várias áreas: a cultura, por conta do cinema; a educação, com a escolha dos filmes escolares; o turismo, por fomentarmos a vinda de visitantes; o empreendedorismo, com uma parceria inédita com o Sebrae; e, é claro, o meio ambiente”, pontuou o diretor geral do evento. Ao integrar as produções de alta qualidade, iniciativas educacionais e experiências imersivas, o festival inspira o público a repensar a relação entre o ser humano e o meio ambiente.




Seleção dos filmes
O festival recebeu mais de 200 inscrições de filmes para exibição, escolhendo 28, além dos filmes escolares, para fazerem parte do evento. “Fizemos uma curadoria interna com todos os organizadores. Para a premiação, temos jurados de renome da área audiovisual que estão fazendo a escolha das melhores obras”, destacou Rafael. A cerimônia de encerramento será no novíssimo Teatro Feso, prometendo fechar o evento da melhor maneira. “Esperamos fazer uma cerimônia épica para que tenham muitos eventos nos próximos anos”, concluiu o diretor geral.
Oficinas e atividades
Além da exibição dos filmes, o público também pode esperar muitas atividades ao ar livre, como oficinas relacionadas ao mundo audiovisual, palestras e reuniões com especialistas. Oficina de roteiro, conduzida por Fernando Salles; oficina de pitching, com Roberta Miller para capacitar produtores e cineastas na arte de apresentar projetos de forma clara e envolvente; oficina de fotografia com Pam Campos, aprimorando técnicas durante a tradicional Corrida 360º; e uma trilha guiada pelo parque, conhecendo a biodiversidade do local com a guia Roberta Rosa estão na lista das atividades que serão oferecidas pelo evento. Complementando as oficinas, o festival ainda promove encontros de networking, reunindo executivos, produtores e especialistas do mercado audiovisual e criando um ambiente propício para novas parcerias e troca de experiências, graças a parceira com a SEBRAE. No espaço, também será organizada uma estrutura de podcast, onde serão realizadas entrevistas com cineastas, realizadores, educadores e ambientalistas.
O evento é totalmente gratuito e as inscrições das oficinas, reuniões com players e trilha guiada, com vagas limitadas, podem ser realizadas no site www.yvyfestival.com . Para as sessões de filmes e palestra é só chegar no festival, não precisando de inscrição prévia. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas também no Instagram (@yvyfestival).
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
Quinta-feira: • Sessão de abertura do Festival com filmes e debates marcada para
15h30.
Sexta-feira: • Sessões de filme e debates (sessão as 14h30 e às 18h) • Reuniões
one-to-many com players do mercado audiovisual, abrindo espaço para networking e
trocas estratégicas • Palestras sobre meio ambiente como a do Ricardo Mello.
Sábado: • Oficina de Roteiro com Fernando Salles; • Palestras, incluindo temas de
Entretenimento de Impacto e Narrativas com Inteligência Artificial, ministradas por
especialistas como Thiego Balteiro e Emmy Wu; • Trilha Guiada pelo Parque com Roberta Rosa; • Sessões de filme e debates
(sessão as 14h30 e às 18h).
Domingo: • Oficina de Pitching com Roberta Miller; • Painel com produtores
debatendo desafios e oportunidades na criação de filmes com pegada ecológica •
Painéis sobre meio ambiente com excelentes palestrantes; • Oficina de Fotografia com Pam Campos; • Palestra com Fernando Pessoa; • Cerimônia de encerramento no novíssimo Teatro FESO que promete fechar o evento com chave
de ouro (às 17h30).