Isla Gomes
Com subsede em Teresópolis, o Parque Estadual dos Três Picos está realizando mais uma edição de um importante programa que tem como objetivo aproximar o público infanto-juvenil dessa unidade de conservação ambiental e, mais do que isso, construir um futuro “mais verde”. Trata-se do projeto “Guarda-Parque Mirim”, que promove o exercício da cidadania ambiental e amplia o conhecimento dos jovens sobre o meio ambiente por meio de oficinas lúdicas, divertidas, buscando o trabalho em equipe e incentivando a vida ao ar livre, cujos conteúdos relacionam-se ao trabalho cotidiano desses importantes servidores públicos. Gerando nos alunos consciência ambiental, responsabilidade com a natureza e habilidades básicas de sobrevivência, esse projeto tem vagas para crianças e adolescentes com idade entre 11 e 15 anos e oportunidades para o município.
“O ideal do projeto Guarda-Parque Mirim é mostrar para o público infanto-juvenil a importância da preservação, através das nossas unidades de conservação. Visamos trabalhar o caráter das crianças para que elas cresçam e sejam adultos responsáveis com as ações sócio ambientais que temos no estado. As oficinas são lúdicas e divididas em seis temas: manejo de trilha, manejo de animal peçonhento, noções básicas de primeiros socorros, combate a incêndio, entre outras”, explica o Coordenador do Parque Estadual dos Três Picos, Leonardo Soares.
O curso é gratuito e as aulas serão realizadas em seis sábados consecutivos. Todo o projeto vai ser executado no Vale da Revolta, subsede do Parque Estadual dos Três Picos, localizada nas proximidades do quilômetro 85 da rodovia BR-116, entre esse bairro e o Soberbo. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto, no Instagram do PETP (@parqueestadualdostrespicos) ou no ponto de apoio do parque que fica na Fazenda Ermitage.
A faixa etária do curso é de 11 a 15 anos e carga horária é de três horas por sábado, somando um total de 16 horas de ensino. Na conclusão do curso, os alunos receberão um certificado de honra, mas para isso é preciso que ele tenha alcançado no mínimo 75% de frequência. O horário das aulas é de 9h ao 12h, com intervalo de 20 minutos para o lanche.
Materiais e métodos
Para a realização do trabalho serão ministradas por parceiros, técnicos e Guarda-Parques, aulas teóricas e práticas com os seguintes temas: educação ambiental; cuidados com animais peçonhentos; noções básicas de primeiros socorros; incursões em áreas naturais; manutenção de sinalização de trilhas; prevenção a incêndios. As aulas teóricas serão ministradas com no mínimo 30 minutos e no máximo 50 minutos, no auditório da sub- sede Vale da Revolta. Já as aulas práticas terão a duração de no mínimo 1h30 e no máximo 1h50 e serão realizadas na área florestada da sub- sede Vale da Revolta. Serão disponibilizadas 40 vagas e as inscrições deverão ser realizadas pelo responsável legal / guardião/ tutor da criança/ adolescente.
Documentos necessários
- Documento de identidade da criança/adolescente
- Comprovante de matrícula escolar da criança/adolescente
- Documento de identidade do responsável/guardião/tutor
- Autorização do representante legal, contendo declaração de aptidão física do menor e autorização do uso de imagem para fins institucionais (preenchida no ato da matrícula)