O Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação localizada na Região Serrana do Rio e administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ganhou uma estação meteorológica. Fruto de uma parceria entre o órgão ambiental estadual e o Instituto Friburgo Solidário, o equipamento foi instalado na última quinta-feira, 24, no Pico da Caledônia, em área do parque, no município de Nova Friburgo, com o objetivo de gerar dados que contribuam para a promoção de ações preventivas a eventos climáticos extremos, como chuvas intensas e incêndios florestais. A estação é capaz de aferir temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, quantidade de chuva, pressão barométrica, radiação solar, ponto de orvalho e sensação térmica. Os dados gerados serão armazenados, em tempo real, em um banco de informações que, posteriormente irão gerar relatórios mensais que poderão ser consultadas no site: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/INOVAF18
“A partir dos dados fornecidos por essa estação meteorológica, será possível planejar ações que contribuam, por exemplo, para evitar focos de incêndio. É mais uma ferramenta que vai ajudar na preservação do nosso patrimônio ambiental”, destacou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. “Graças a essa parceria, poderemos conhecer um pouco mais sobre as condições climáticas da região onde o Parque Estadual dos Três Picos está inserido”, destacou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt.
“Essa estação meteorológica é importante para o parque e para Nova Friburgo. Isso porque o equipamento vai gerar dados que serão comparativos ao decorrer do tempo. Todo mês teremos um resumo e, todo ano teremos um balanço desses dados. Aí, poderemos comparar as informações e assim pensar em ações que possam prevenir eventos climáticos intensos”, afirmou o presidente do Instituto Friburgo Solidário, Luiz Cláudio Rosa.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65.113 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim, e uma outra sede, em fase de construção, em Teresópolis. Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 200 m a 2.366 m do Pico Maior. O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.